A pandemia do novo coronavírus traz impactos econômicos importantes para toda a população. Por esta razão, o Governo Federal tomou algumas providências para ajudar os cidadãos a passar por este momento difícil.
Uma destas providências é voltada diretamente para quem tem Financiamento Habitacional pela Caixa Econômica Federal.
O banco estatal permite que seus mutuários pausem o pagamento das prestações por 120 dias, podendo ser prorrogado de acordo com o andamento da pandemia. Veja aqui neste artigo como fazer isso.
Como funciona a pausa
É importante destacar que esta atitude não cancela o parcelamento devido. Você continua devendo aquela parcela, mas poderá pagá-la somente mais tarde. Este tipo de pausa já está previsto no contrato e serve para momentos de dificuldades, como este que estamos passando.
Os meses que você pausar serão adicionados ao saldo devedor e o valor será diluído no decorrer do contrato. Isto significa que as próximas parcelas após a pausa poderão sofrer um pequeno acréscimo, para incluir o que você deixou de pagar.
Como o saldo devedor continua existente, serão adicionados todos os juros, seguros e taxas referentes aos meses pausados. Então, saiba que sua dívida, na verdade, está aumentando, pois a cada mês os juros são adicionados ao total devido.
Essa pausa não é automática e é o cidadão que precisa solicitá-la para que seja efetivada. Veja abaixo como fazer.
Como solicitar a pausa
Basicamente, existem duas maneiras de solicitar a pausa nos pagamentos. Ou pelo telefone ou por aplicativo de celular.
O aplicativo usado para isso é o Habitação Caixa, que pode ser baixado nos links a seguir, de acordo com seu sistema operacional:
iPhone:
[appbox appstore 958983592]
Android:
[appbox googleplay id=br.gov.caixa.habitacao&hl=pt_BR]
Após instalado, basta abri-lo, conectar com seu número de contrato e já na tela de abertura você verá um botão de “Solicitar Pausa“.
Toque nele, informe seu celular e pronto. É só aguardar alguns dias para receber por SMS a confirmação do seu pedido. A partir daí suas prestações ficam pausadas por tempo determinado.
Em momentos em que o número de acessos ao aplicativo é intenso, o processo de solicitação costuma travar. Neste caso, tente em outro momento. Geralmente cedo da manhã não costuma dar problemas do tipo.
DICA: você precisa ficar atento todos os meses para conferir se suas prestações continuam pausadas. O governo muda tantas vezes de ideia que é importante cuidar para não deixar as prestações voltarem sem você perceber. Atrasos em prestações habitacionais podem custar a sua casa, por isso, fique atento!
Para solicitar a pausa por telefone, basta registrar o pedido pelos telefones 3004-1105 (para capitais) e 0800 726 0505 (demais localidades), ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opções 2-4-2, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 10h às 16h (exceto feriados).
Leia também: ➡️ Governo zera IOF em operações de crédito durante 90 dias |
Via Agência Brasil