A Carteira de Trabalho Digital é uma forma de trazer mais conveniência aos trabalhadores brasileiros, pois permite ter sempre à disposição no celular todas as informações sobre seu emprego. E o pior é que ainda há muitas pessoas que nem sabem que ela existe.
Desenvolvida pelo Serviços e Informações do Brasil, a Carteira de Trabalho Digital é segura e totalmente gratuita.
Neste artigo, você aprenderá como esta ferramenta funciona, como acessá-la e como baixá-la corretamente em seu telefone celular. Continue lendo para saber mais.
Como funciona a Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital é uma plataforma segura, que permite aos cidadãos brasileiros acessarem informações sobre sua Qualificação Civil e Contratos de Trabalho de maneira fácil e prática.
Esta plataforma é alimentada por um banco de dados do Governo Federal, garantindo que as informações sejam precisas e confiáveis.
Além disso, o aplicativo também oferece uma série de recursos adicionais, incluindo a solicitação do Seguro-desemprego e o acesso a benefícios, como o Abono Salarial.
O aplicativo é disponibilizado gratuitamente pelo Serviços e Informações do Brasil e é um dos mais baixados do portal Gov.br.
Vantagens
Vantagens de ter a sua Carteira de Trabalho em formato digital:
- Você não corre o risco de perder no fundo de uma gaveta e não achar quando precisar. Ela está sempre ali, na palma da sua mão através do celular.
- Acesso rápido e concentrado a informações trabalhistas, permitindo a fiscalização dos vínculos empregatícios pelos trabalhadores.
- Solicitação fácil do seguro-desemprego através do aplicativo.
- Visualização completa do contrato de trabalho.
- Acompanhamento do calendário do Benefício Emergencial, Abono Salarial e compartilhamento de informações da Carteira de Trabalho para comprovação de experiência.
- Substituição da versão física em situações diversas, incluindo novos processos de contratação.
Vale destacar que a Carteira de Trabalho Digital foi lançada oficialmente em 2017 e, a partir de 2019, começou a substituir a versão física em diversas situações, incluindo durante um novo processo de contratação.
Como baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trabalho
Para obter a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar:
- do número do CPF
- criar uma conta autenticada no gov.br
Tendo isso, você pode baixar o aplicativo da Carteira Digital no seu celular, seguindo os passos:
- Verifique se seu dispositivo tem acesso à internet.
- Abra este artigo no seu celular e baixe o aplicativo no link correspondente: ANDROID | iOS
- Aguarde a conclusão da instalação.
- Abra o app.
- Digite o número do seu CPF e toque em “Continuar” (se já for cadastrado no portal gov.br).
- Insira a senha para fazer o login.
- Se não estiver cadastrado, siga os passos para preencher os dados necessários.
- Confirme os dados pessoais específicos (nome da mãe e data de nascimento)
- Conferir os dados básicos dos contratos de emprego
- Realize uma outra etapa de confirmação de identidade
Forneça apenas informações verdadeiras. O bloqueio do cadastro pode ocorrer caso as perguntas não sejam respondidas corretamente.
Onde ver o PIS na Carteira de Trabalho Digital
O número do PIS (Programa de Integração Social) pode ser consultado diretamente na carteira digital. Para isso, siga os passos:
- Vá até o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital
- Selecione a opção “Contratos” no menu principal
- Escolha o contrato de emprego desejado e clique em “Detalhes”
Você verá várias informações sobre o contrato e ali é possível ver também o seu número do PIS/PASEP.