O iti foi uma das primeiras contas digitais a permitir pagamento de boletos com cartão de crédito. Com o tempo, porém, as taxas foram ficando cada vez mais salgadas, fruto dos altos juros do país.
Desde o dia 15 de março, o app de pagamentos do Itaú passou a cobrar mais para se pagar boletos. A taxa, que era de 3,49%, agora passou a 4,49%.
Isso significa que em um pagamento de um boleto ou uma transferência de R$1.000, usando o cartão de crédito, será descontado R$ 1.044,90 na fatura.
Esta taxa é cobrada apenas quando o cartão de crédito é usado como forma de pagamento. Quando se usa o saldo presente na conta, tanto os pagamentos quanto as transferências não possuem qualquer taxa.
Os motivos que fazem os bancos digitais aumentarem suas taxas são vários, todos influenciados pela alta dos juros. Além da necessidade de cobrir custos operacionais e investimentos em tecnologia e segurança, as fintechs enfrentam o período em que o crédito ficou mais custoso.
O iti ainda está em uma situação das mais seguras entre outras contas digitais, justamente por contar com o respaldo do maior banco privado do país, o Itaú Unibanco. Mesmo assim, a busca por lucro e rentabilidade faz o app também aumentar suas taxas, a exemplo da concorrência.
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.