Notícias

Banco Central suspende pagamentos pelo WhatsApp no Brasil

Redação Tecnograna

O Banco Central comunicou nesta terça-feira (23) que suspendeu o funcionamento do serviço de pagamentos pelo WhatsApp, lançado na semana passada. Segundo o órgão, o Facebook Pay (que é quem está por trás dos pagamentos pelo mensageiro) não passou previamente por uma análise regulatória.

No âmbito de suas atribuições de regulador e supervisor dos arranjos de pagamento no Brasil, o Banco Central (BC) determinou a Visa e Mastercard que suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas.

A motivação do Banco Central foi a de que um novo meio de pagamento que não passe pela análise do órgão regulador possa apresentar riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O medo é que uma empresa privada detenha um serviço de pagamentos que se torne dominante no mercado, sem dar chance à concorrência.

O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados.

Os pagamentos pelo WhatsApp já tinha sido liberado para uma parcela dos usuários, e se preparava para ficar disponível para todos. Agora, ninguém mais poderá realizar pagamentos pelo aplicativo até que o BC mude de ideia e libere.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário