Tutoriais

Como solicitar pausa na prestação de um financiamento habitacional da Caixa durante a pandemia

Redação Tecnograna

A pandemia do novo coronavírus traz impactos econômicos importantes para toda a população. Por esta razão, o Governo Federal tomou algumas providências para ajudar os cidadãos a passar por este momento difícil.

Uma destas providências é voltada diretamente para quem tem Financiamento Habitacional pela Caixa Econômica Federal.

O banco estatal permite que seus mutuários pausem o pagamento das prestações por 120 dias, podendo ser prorrogado de acordo com o andamento da pandemia. Veja aqui neste artigo como fazer isso.


Como funciona a pausa

É importante destacar que esta atitude não cancela o parcelamento devido. Você continua devendo aquela parcela, mas poderá pagá-la somente mais tarde. Este tipo de pausa já está previsto no contrato e serve para momentos de dificuldades, como este que estamos passando.

Os meses que você pausar serão adicionados ao saldo devedor e o valor será diluído no decorrer do contrato. Isto significa que as próximas parcelas após a pausa poderão sofrer um pequeno acréscimo, para incluir o que você deixou de pagar.

Como o saldo devedor continua existente, serão adicionados todos os juros, seguros e taxas referentes aos meses pausados. Então, saiba que sua dívida, na verdade, está aumentando, pois a cada mês os juros são adicionados ao total devido.

Essa pausa não é automática e é o cidadão que precisa solicitá-la para que seja efetivada. Veja abaixo como fazer.

Como solicitar a pausa

Basicamente, existem duas maneiras de solicitar a pausa nos pagamentos. Ou pelo telefone ou por aplicativo de celular.

O aplicativo usado para isso é o Habitação Caixa, que pode ser baixado nos links a seguir, de acordo com seu sistema operacional:


iPhone:

chart?cht=qr&chl=https%3A%2F%2Fapps.apple Como solicitar pausa na prestação de um financiamento habitacional da Caixa durante a pandemia
246x0w Como solicitar pausa na prestação de um financiamento habitacional da Caixa durante a pandemia

Android:

chart?cht=qr&chl=https%3A%2F%2Fplay.google.com%2Fstore%2Fapps%2Fdetails%3Fid%3Dbr.gov.caixa Como solicitar pausa na prestação de um financiamento habitacional da Caixa durante a pandemia
Sm2aL8GEazicJj9d_aaKHGIgNt1xKkrS0WKWR76_ox83aINY4t9SgtvmYxtgNMPhyWqD=s180 Como solicitar pausa na prestação de um financiamento habitacional da Caixa durante a pandemia

Após instalado, basta abri-lo, conectar com seu número de contrato e já na tela de abertura você verá um botão de “Solicitar Pausa“.

HabCaixa Como solicitar pausa na prestação de um financiamento habitacional da Caixa durante a pandemia

Toque nele, informe seu celular e pronto. É só aguardar alguns dias para receber por SMS a confirmação do seu pedido. A partir daí suas prestações ficam pausadas por tempo determinado.

Em momentos em que o número de acessos ao aplicativo é intenso, o processo de solicitação costuma travar. Neste caso, tente em outro momento. Geralmente cedo da manhã não costuma dar problemas do tipo.


DICA: você precisa ficar atento todos os meses para conferir se suas prestações continuam pausadas. O governo muda tantas vezes de ideia que é importante cuidar para não deixar as prestações voltarem sem você perceber. Atrasos em prestações habitacionais podem custar a sua casa, por isso, fique atento!


Para solicitar a pausa por telefone, basta registrar o pedido pelos telefones 3004-1105 (para capitais) e 0800 726 0505 (demais localidades), ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opções 2-4-2, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 10h às 16h (exceto feriados).

Leia também:
➡️ Governo zera IOF em operações de crédito durante 90 dias

Via Agência Brasil

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário