A tecnologia corre a uma velocidade surpreendente e a cada ano temos novidades fascinantes.
O problema é que nem sempre a gente consegue acompanhar tanta rapidez e com isso muitos de nós acaba sendo presa fácil de pessoas menos honestas. Por isso que os golpes na internet têm crescido demais nos últimos tempos.
Mostraremos neste artigo como estes golpes funcionam e como você pode fazer para identificá-los e ficar a salvo deles.
Está se tornando cada vez mais comum os chamados truques de “engenharia social“, em que os criminosos usam dados disponibilizados nas redes sociais para entrar em contato com as vítimas, se passando por uma empresa ou instituição.
Eles contam com a distração do usuário e sua falta de conhecimento para fazê-lo, por sua própria vontade, fornecer todos os dados pessoais de mão beijada para os bandidos.
De fato, muitas pessoas parecem não entender o risco que é dar suas informações pessoais para estranhos.
Compartilham, sem cuidado, informações importantes nas redes sociais, como nome verdadeiro, cidade onde moram, fotos da família, lugares que visitam e até data de aniversário.
Alguns vão mais além: publicam número de telefone e e-mail pessoal em comentários, sem entender que aquilo pode ser a porta de entrada para um futuro golpe.
Como se proteger de golpes na internet
Felizmente grande parte dos golpes da internet possui maneiras de serem facilmente identificados, e somente usuários descuidados ou extremamente ingênuos são iludidos.
Veja alguns pontos fundamentais para identificar um golpe da internet:
1 Confira o remetente da mensagem
Quando você receber uma mensagem de um banco ou instituição que tem relacionamento, procure primeiro de tudo conferir quem enviou aquela mensagem e se é realmente de quem diz ser.
Por exemplo, se você receber um SMS que diz ser do Nubank e avisa que sua conta foi bloqueada, veja primeiro de onde vem a mensagem.
No exemplo acima (caso real), quem mandou foi um número de celular com prefixo 94 (que é do estado do Pará).
Ora, pense um pouco: por que o Nubank usaria um celular para lhe avisar de algo? Ainda mais de um estado diferente daquele de sua sede (São Paulo)?
Não, nenhum banco irá lhe enviar mensagens importantes a partir de um celular. Se você receber uma mensagem assim, já desconfie.
2 Nunca clique em links sem analisá-los antes
Golpistas costumam criar sites falsos com nomes parecidos ao da empresa verdadeira.
Usando o mesmo exemplo anterior, a mensagem tenta levar a vítima a um site de domínio chamado portalnubank. Ora, pense um pouco: não é porque existe a palavra nubank que significa que é verdadeiro. Muito pelo contrário…
O site oficial do Nubank é nubank.com.br. Toda a mensagem (SMS ou e-mail) que diz ser do Nubank mas não vier deste domínio, provavelmente é falso. E isso serve para qualquer outro banco ou empresa: cuide sempre se o link é realmente de quem diz ser.
3 Pesquise na internet se os dados conferem com a realidade
Antes de clicar em qualquer link, pesquise na internet para ver se as informações batem com o que foi informado.
Vamos continuar no mesmo exemplo dado acima.
A mensagem diz ser do “Nubank S.A.“. Porém, uma pesquisa básica no Google mostra que a razão social real do Nubank é Nu Pagamentos S.A. Ou seja, a empresa informada no SMS nem sequer existe.
Então SEMPRE pesquise antes de acreditar em qualquer coisa e não caia em golpes da internet.
4 Confira se sua conta foi realmente bloqueada
Outro modo de verificar se uma mensagem de conta bloqueada diz a verdade é simplesmente tentar acessar a sua conta pelo celular. Se você conseguir acessar a conta normalmente, então é a prova de que a mensagem que você recebeu não diz a verdade.
Os golpes podem acontecer também por telefone.
É conhecido o golpe em que a vitima recebe uma ligação dizendo ser do Banco Inter e avisando que foi identificado um acesso atípico na conta e por isso ela foi bloqueada temporariamente. Para desbloquear, o suposto atendente pede para a vítima fornecer os dados pessoais para ele poder desbloquear a conta.
Este golpe é bastante sofisticado, porque os criminosos geralmente já possuem diversos dados da vítima, como nome completo, CPF, telefone e endereço.
Como eles possuem todos estes dados? Em 2018 o Banco Inter sofreu um enorme vazamento de dados, fato este que o banco negou veemente. Porém, agora golpistas ligam para os clientes com todos os dados na mão. Coincidência?
Também neste caso, basta tentar entrar na conta enquanto conversa com o golpista para averiguar se ela foi efetivamente bloqueada.
5 Nunca forneça seus dados pessoais por chat, telefone ou site
Um outro golpe bem comum acontece com clientes do cartão MeuPag. As vítimas recebem mensagens por WhatsApp ou Facebook Messenger se fazendo passar pela equipe do cartão e oferecendo aumento de limite ou vantagens. Aí pedem todos os dados que precisam para acessar a conta do cliente e realizar compras não autorizadas.
Nunca, NUNCA passe seus dados pessoais por telefone, e-mail, mensagem, rede social ou site.
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A dica final para você se proteger contra golpes na internet é você sempre desconfiar de qualquer mensagem ou ligação que receber em nome de seu banco ou do cartão de crédito. É melhor pecar pelo excesso de cuidado do que perder dinheiro por descuido.
Compartilhe o link deste artigo com seus parentes e amigos, para que eles não sejam iludidos com golpes da internet. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, menos estes golpes terão sucesso. 😉
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