Bancos Digitais

Entenda como funciona a função “Guardar Dinheiro” da NuConta

Redação Tecnograna

Certo, você está no processo de sair dos grandes bancos e migrar definitivamente para uma conta digital, sem tarifas, onde seu dinheiro fica rendendo todos os dias, sem você precisar fazer nada.

Mas é possível que, com o tempo, você perceba que não é fácil organizar, em uma única conta, o que é dinheiro para pagar as coisas do dia a dia e o que é o que você está guardando para o futuro.

É por causa disso que a conta digital do Nubank disponibiliza a função “Guardar Dinheiro“, que permite com que você deixe uma quantia separada na conta, sem ser mexida, para ficar rendendo.


Cofrinho virtual

Com a função, você pode deixar uma parte do dinheiro separado em um “canto” da conta, que não poderá ser usado para pagamentos, débitos ou saques. Ele fica lá até você decidir mexer nele.

Mas não pense que ele fica preso, pois não fica. Você poderá movê-lo para a conta normal sempre que quiser, a qualquer horário do dia ou da noite.

NuConta_pork1 Entenda como funciona a função "Guardar Dinheiro" da NuConta

No cofrinho ele fica rendendo da mesma maneira que a conta normal que você já conhece: 100% do CDI. E não importa o quanto você jogue ele de um lado para o outro, pois a “data de depósito” do dinheiro não se altera: é sempre a mesma que ele foi depositado na NuConta originalmente. Isso é importante pelo fato dos impostos (IR e IOF) serem decrescentes. Portanto, se você depositou na conta R$100 em janeiro e guardá-lo agora no cofrinho da NuConta, os impostos ainda serão proporcionais a data de janeiro. Nada muda.

NuConta_pork2 Entenda como funciona a função "Guardar Dinheiro" da NuConta

Esta é a forma mais rentável de guardar dinheiro? Não.
Sabemos que, em renda fixa, existem CDBs e LCI a médio e longo prazo que oferecem melhores rendimentos do que 100% do CDI. Mas isso não desmerece em nada o que o Nubank está fazendo.

O que a fintech está oferecendo é uma forma fácil para usuários menos experientes em finanças pessoais começarem a se educar para guardar dinheiro. Mantendo um espaço somente para isso, possibilita que cada um se organize e possa visualizar exatamente o que tem para usar no dia a dia e o que está separado para o futuro. É praticamente o que acontece nos grandes bancos comerciais, com a conta poupança.

Portanto, é extremamente válida a iniciativa.
Lembrando que há outras duas contas digitais que oferecem algo parecido: Neon e Next, com a função chamada “Objetivos“. A diferença no caso deles é que o dinheiro parado na conta normal não rende nada.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário