Se você é um feliz usuário de um cartão Nubank, deve saber que há certas coisas que são vetadas por contrato e podem provocar o cancelamento do cartão.
Então, se você não quer perder o benefício por algo que não sabia que não podia, o melhor é conhecer quais são essas coisas que a instituição não permite fazer com o roxinho.
O Tecnograna lista essas coisas proibidas para que você não tenha nenhuma surpresa no futuro.
O ideal é sempre ler o contrato do cartão Nubank. Mas aqui facilitaremos para você.
Eis as causas que podem resultar no cancelamento do cartão por parte do Nubank:
1. Operações não permitidas por lei
No contrato, o Nubank proíbe qualquer operações com o cartão que não são permitidas por lei, como por exemplo, jogos de azar.
Hoje em dia tem crescido bastante sites e plataformas de jogos deste tipo, mesmo sendo algo não regulamentado no Brasil. Se você costuma jogar nesses sites, não use o seu roxinho para carregar o saldo.
2. Usar do cartão para pagar a fatura do próprio cartão
Essa não é uma prática muito inteligente, seja qual for o cartão.
Se você costuma usar aplicativos para pagar boletos com o cartão de crédito, nunca use o mesmo cartão da fatura para pagá-la. Se for fazer isso, reveze os cartões.
Se o Nubank identificar que você usou o roxinho para pagar fatura dele mesmo, o cartão é cancelado sem aviso nenhum.
Então, evite.
3. Pagar boleto de depósito da conta usando o roxinho
A conta do Nubank permite que você deposite dinheiro por boleto. Aí tem gente que usa esse benefício para pagar esse boleto com cartão de crédito.
O problema é que você não pode fazer isso usando o roxinho da própria conta. Porque senão cai no mesmo caso do item 2, em que você está pagando o que deve para o Nubank com o crédito do próprio Nubank.
Este ciclo infinito deve ser evitado, pois se o banco percebe algo do tipo, cancela o cartão.
4. Não pagar a fatura
Parece óbvio, mas por incrível que pareça há pessoas que acham que se ficar sem pagar a fatura do cartão nada acontecerá.
Esse é um dos motivos que pode ocasionar o cancelamento do cartão Nubank: o não pagamento da fatura por um longo período.
E nesses casos, após cancelado, a pessoa dificilmente conseguirá emitir outro cartão pelo Nubank no futuro.
Vale lembrar que se o atraso for de apenas poucos dias, o cartão é apenas bloqueado, sendo liberado assim que a fatura é paga.
5. Não usar o cartão por 12 meses
Se você deixar de usar o cartão por mais de 12 meses, o Nubank pode cancelá-lo por falta de uso.
Então, se você quer mantê-lo, precisará comprar com ele nem que seja uma bala, para que haja movimentação e ele não seja cancelado. Porém, nesse caso, não esqueça do item 4.
Essas são as 5 coisas proibidas que você não pode fazer co seu cartão Nubank, sob pena dele ser cancelado definitivamente.
E se você teve tanto esforço para conseguir o seu, não vai querer perder este benefício, não é mesmo? Então, tome cuidado!
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.