Cartões de Crédito

Como desabilitar as compras por aproximação do cartão Nubank

Redação Tecnograna

Recentemente, a MasterCard passou a incorporar em seus cartões a função “contactless“, que permite realizar pagamentos com o cartão, apenas aproximando-o da máquina, sem precisar introduzi-lo. E o Nubank foi um dos primeiros que adotou a novidade.

Leia também:
➡️ Pagamentos por aproximação: como você também pode usar esta praticidade

Mas nem todo mundo gosta da ideia. Há teorias na internet que colocam medo no usuário, dizendo que é fácil algum mal intencionado provocar compras de menos de R$50 sem precisar de autorização ou senha. Na verdade, fácil não é, precisando de vários fatores acontecendo ao mesmo tempo para o suposto golpe funcionar, mas mesmo assim há quem desconfie de pagamentos por aproximação.

Depois de diversos pedidos, o Nubank resolveu disponibilizar em seu app uma opção para desligar a função contactless do cartão, direto no aplicativo.

Neste artigo, você vai entender como fazer isso.


Apesar de ser um medo com pouca fundamentação, não há porque não oferecer ao usuário a opção de desligar, e o Nubank mais uma vez foi o primeiro a oferecer isso.

Desativar o contactless Nubank

Para desativar a função, siga os passos:

 1  Abra o aplicativo do Nubank

 2  Toque no seu nome no alto da tela para abrir o menu

 3  Toque em “Configurar Cartão”

 4  Desabilite a opção “Compras por aproximação (contactless)”

Cartao-Nubank-contactless2 Como desabilitar as compras por aproximação do cartão Nubank

Pronto, a partir daí não será mais possível pagar compras apenas aproximando o cartão. Você será obrigado a introduzir o plástico na máquina.

Quando você quiser reabilitar, basta acessar o mesmo menu e ativar a função. Mas neste caso, é preciso fazer uma primeira compra introduzindo o cartão na máquina e digitando a senha, para que a função seja reativada.

Quais as vantagens do contactless?

Existem diversas vantagens de usar a função contactless do cartão de crédito. Podemos citar algumas:

  • Agilidade: é muito rápido e fácil pagar sem precisar introduzir e retirar o cartão da maquininha. Basta chegar perto e pronto, está pago.
  • Não desgasta o cartão: se você é um dos que usa bastante o cartão de crédito, já deve ter percebido que com o tempo ele vai ficando arranhado. Isso porque tirar e botar o cartão da máquina danifica o plástico por causa do atrito. Com o contactless, o visual dele se mantém com o tempo.
  • Pagamento em transporte público: algumas capitais, como São Paulo, estão adotando o pagamento contactless em ônibus e metrô, usando o cartão de crédito. Se você desabilitar isso, não poderá usar.

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário