Hoje em dia, como escolher quais são as melhores carteiras digitais disponíveis no mercado? Com tanta opção, dá para confiar? E é seguro deixar o meu dinheiro nelas?
Essas e outras perguntas é o que pretendemos responder neste guia, para que você saiba a melhor maneira de aposentar sua carteira de couro velha e gerenciar tudo pelo celular.
O que é uma carteira digital?
Carteira digital, também conhecida como carteira eletrônica ou e-wallet, é como é chamado um aplicativo ou serviço online que permite armazenar e gerenciar informações de pagamento de forma digital.
Em outras palavras, é uma forma de armazenar dinheiro e realizar transações financeiras usando um dispositivo eletrônico, como um smartphone.
Uma carteira digital pode ser usada para armazenar informações de cartão de crédito, valores e outros tipos de ativos. Ou seja, ele pode guardar um saldo em dinheiro depositado por você, ou então guardar os dados do seu cartão de crédito/débito para você pagar os estabelecimentos apenas com o celular.
Uma das principais vantagens de uma carteira digital é a praticidade. Com ela é possível realizar transações financeiras com apenas alguns cliques, sem a necessidade de digitar informações de pagamento em cada transação.
Afinal, você não precisa carregar no bolso ou na bolsa nada além de seu smartphone.
Carteiras digitais são seguras?
As carteiras digitais podem ser seguras se forem usadas corretamente e se o provedor da carteira tiver medidas de segurança implementadas.
Muitas carteiras digitais possuem recursos de segurança, como criptografia de dados, autenticação em duas etapas, tokenização de cartões e monitoramento de atividades suspeitas. Alguns serviços também garantem proteção contra fraudes e reembolso em caso de transações não autorizadas.
No entanto, é importante lembrar que qualquer tecnologia pode ser vulnerável a ataques cibernéticos ou falhas de segurança.
Por isso, é fundamental adotar medidas de segurança básicas, como usar senhas fortes e alterá-las regularmente, manter o sistema operacional e aplicativos atualizados e evitar o compartilhamento de informações pessoais ou financeiras por meio de redes Wi-Fi públicas ou não seguras.
Também é importante escolher aplicativos confiáveis e respeitáveis de carteira digital, e verificar se eles seguem as regulamentações locais e internacionais de privacidade.
É recomendado ler cuidadosamente os termos de uso e políticas de privacidade antes de usar qualquer serviço de deste tipo e armazenar apenas os valores necessários para suas transações imediatas, mantendo o restante do dinheiro em um lugar seguro, como uma conta bancária ou uma carteira física.
Quais os tipos de carteiras digitais?
Há uma certa confusão sobre essa nomenclatura, pois envolve uma gama enorme de tipos diferentes de meios eletrônicos para guardar dinheiro.
Não vamos nos aprofundar neste guia sobre as carteiras de criptomoedas, pois não é isso que a maioria dos brasileiros deseja quando procura sobre carteiras digitais. Poderemos fazer um artigo somente para isso em um outro momento.
No jargão popular, há dois tipos de uso que os brasileiros chamam de carteira digital:
- Sistemas de pagamento em celulares por NFC, em que o cartão é incorporado digitalmente ao aparelho e substitui o cartão físico em pagamentos por aproximação. Não é preciso ter uma conexão de internet para funcionar.
- Contas digitais de pagamento. Precisam obrigatoriamente de uma conexão internet para funcionar.
Nós aqui no Tecnograna nunca gostamos de chamar as contas de pagamento de “carteiras digitais“, pois elas se identificam muito mais com uma conta bancária do que uma carteira.
Já em 2019 nós fomos um dos primeiros sites brasileiros a explicar a diferença:
Leia também: ➽ Diferenças entre banco digital e aplicativos de pagamento |
Então, é errôneo chamar contas de pagamento (como PicPay, PagBank, etc) de carteira digital.
O problema é que os próprios bancos começaram a chamar esses aplicativos assim e aí a confusão foi generalizada. Agora, tornou-se comum tudo ser a mesma coisa.
Seja como for, o estrago está feito, e o que este guia irá listar será o que se considera as melhores carteiras digitais de 2023, segundo a avaliação da Redação do Tecnograna.
Melhores carteiras digitais
Existem várias carteiras digitais disponíveis no Brasil, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.
Vamos excluir de nossa lista os métodos de pagamento por NFC, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, porque eles sem dúvida são a melhor forma de fazer pagamentos presenciais, pois o cartão que está registrado em nosso celular e não em um aplicativo externo cujo servidor pode ser hackeado e todo nosso dinheiro desaparecer.
Leve isso em conta e siga a leitura para os melhores aplicativos que funcionam como carteira digital.
A escolha de cada usuário dependerá das suas necessidades e preferências individuais. Aqui estão algumas das chamadas “carteiras digitais” mais populares:
- PicPay: O PicPay é um aplicativo que permite aos usuários enviar e receber dinheiro, pagar contas e fazer compras em lojas online e físicas. Ele também oferece cashback em algumas transações.
- Mercado Pago: O Mercado Pago é o app de pagamentos do Mercado Livre, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico no Brasil. Ele permite aos usuários enviar e receber dinheiro, pagar contas e fazer compras em lojas online e físicas.
- PayPal: O PayPal é uma carteira digital globalmente conhecida que permite aos usuários enviar e receber dinheiro, pagar contas e fazer compras em lojas online e físicas. Com ele é possível fazer compras em sites sem precisar informar o número do cartão de crédito.
- PagBank: O PagBank é um app disponibilizado pelo PagSeguro, o gigante dos pagamentos online. Ele permite aos usuários enviar e receber dinheiro, pagar contas e fazer compras em lojas online e físicas.
- RecargaPay: O RecargaPay é um aplicativo que permite que os usuários recarreguem celular, comprem créditos para jogos, paguem contas e até mesmo recarreguem cartões de transporte público. Ele também oferece um cartão de crédito próprio, que pode ser usado em estabelecimentos que aceitam a bandeira Mastercard.
- Bitz: O Bitz é um aplicativo que oferece uma conta digital que permite que os usuários façam transferências, paguem contas, recarreguem celular, comprem créditos para jogos e realizem compras em estabelecimentos usando o QR Code. Ele também oferece cashback em algumas transações.
- iti: O iti foi criado pelo banco Itaú. Ele permite que os usuários façam transferências, paguem contas, recarreguem celular, comprem créditos para jogos e até mesmo realizem compras em estabelecimentos por QR Code.
- 99Pay: O 99Pay é um aplicativo criado pela empresa de transporte 99. Ele permite que os usuários paguem por serviços de transporte, façam transferências, paguem contas e recarreguem celular.
Depois do rombo escandaloso das Lojas Americanas, nós não recomendamos mais o uso do aplicativo AME Digital, que mesmo não fazendo mais parte da varejista, acabou levando um grande calote. É possível que o AME consiga seguir com seu modelo de negócios mesmo com o acontecido, mas sugerimos cautela para ver o que acontece nos próximos meses.
Conclusão
Essas são consideradas as melhores “carteiras digitais” disponíveis hoje no Brasil. Como todas são gratuitas, você pode testá-las e ver como cada uma se adequa às suas necessidades, para que você escolha a melhor para o seu uso.
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.