Bancos Digitais Finanças

Diferenças entre banco digital e aplicativos de pagamento

Redação Tecnograna

A oferta de novas contas digitais aumenta cada vez mais. São bancos, aplicativos de recarga, de pagamentos e até lojas de varejo que começam a oferecer esta modalidade e por isso alguns usuários podem se confundir com tantas opções.

Afinal, quais são os aplicativos que conseguem substituir completamente um banco e quais servem apenas para deixar uma grana lá e realizar pagamentos diversos?

Neste artigo, explicamos para você como diferenciar uma conta bancarizada de um aplicativo de pagamentos.


O que é um banco digital?

Um aplicativo de banco digital é aquele em que o usuário tem uma conta corrente no nome dele, no CPF dele, e a instituição financeira é credenciada no Banco Central.

Ela possui um código de compensação (por exemplo, o da Caixa Econômica é 104, do Itaú é 341, etc) e fornece a você um número de agência e de conta única, para que qualquer outra instituição possa lhe fazer transferências bancárias em seu nome. Por exemplo, receber salário, ou então informar à Receita Federal para receber a restituição do Imposto de Renda.

Você pode também receber transferências TED na sua titularidade, de qualquer banco brasileiro, assim como enviar também.

Alguns exemplos de contas digitais bancarizadas:

  • Banco Inter
  • NuConta*
  • Neon (através de parceria com o Banco Votorantim)
  • Next
  • Banco Original
  • C6 Bank

* A NuConta, apesar de ser considerada uma conta de pagamento, tem funções muito próximas de um banco, como explicamos aqui neste outro artigo.


mulher-celular Diferenças entre banco digital e aplicativos de pagamento

O que é um aplicativo de pagamento?

São contas digitais que permitem você depositar quantias em dinheiro ou adicionar um cartão de crédito para realizar pagamentos diversos com seu saldo. É como a sua carteira, mas na forma digital.

Pode transferir dinheiro para outros usuários cadastrados no mesmo aplicativo, porém não pode enviar ou receber DOC/TED de contas bancárias de outras pessoas.

Em muitos casos, permite realizar transferências bancárias para a sua conta digital, mas o TED não será em seu nome e sim no da instituição que gerencia o aplicativo. Por isso, somente são aceitos depósitos de contas da mesma titularidade, pois só assim o aplicativo identificará que aquele valor recebido é para você.

Alguns exemplos de contas digitais de pagamento:

  • PicPay
  • Mercado Pago
  • PayPal
  • Ame Digital

Veja outros artigos interessantes sobre o mesmo tema:

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário