Notícias

Em março você poderá pagar contas com QR code por Pix

pagar contas pix
Redação Tecnograna

A promessa do PIX é que, no futuro, possamos pagar contas de consumo com ele. Mas para isso acontecer, o Banco Central (BC) precisa oferecer este tipo de opção para as empresas.

Afinal, é preciso ter uma maneira de se criar um código QR do PIX com “data de vencimento”, a ser pago até determinada data, como acontece com os atuais boletos.

Mas isso não foi possibilitado no lançamento. A previsão do BC era de disponibilizar isso no início de janeiro de 2021, mas os planos foram adiados.


O Banco Central (BC) decidiu adiar para 15 de março de 2021 o início desta modalidade de pagamento.

A mudança foi oficializada na Instrução Normativa BCB nº 58, publicada pelo Banco Central. Nela, a instituição afirma que “os participantes do PIX enquadrados na modalidade provedor de conta transacional devem estar aptos para possibilitar, ao usuário pagador, a leitura de QR Code, ou o tratamento de PIX Copia e Cola, associado a um PIX Cobrança em (…) 15 de março de 2021, para pagamentos com vencimentos”.

Na prática, você poderá pagar contas com o Pix, quando tiver a opção de QR code nela.

Até lá, os estabelecimentos comerciais só podem gerar códigos para pagamento imediato, sem limite de data.

Lançado em 16 de novembro, o PIX permite pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. As operações ocorrem em menos de dez segundos.

A Instrução Normativa BCB nº 58 está disponível no site do BC.

Leia também:
Todas as dúvidas e respostas que realmente importam sobre o PIX

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário