Finanças

Todas as dúvidas e respostas que realmente importam sobre o PIX

perguntas e respostas pix
Redação Tecnograna

Você já deve ter visto trocentos sites e instituições mostrando “perguntas e respostas” sobre o PIX, mas que no fim trazem um monte de informação técnica e muito blá-blá-blá.

Essa encheção de linguiça nem sempre responde perguntas expontâneas e verdadeiras que muitos têm, sobre o uso prático desta nova tecnologia.

Por exemplo, é possível usar endereços diferentes de e-mail para chaves em bancos diferentes? Eu só tenho 5 chaves que posso usar? Eu sou obrigado a me registrar no PIX?

O Tecnograna quer dar um basta na enrolação dos outros e responder as perguntas que realmente interessam sobre o PIX.

Preparado?


Primeiro de tudo: se você não sabe do que estamos falando, dê uma pausa e vá ler nosso artigo sobre o que é o PIX. Depois volte pra cá.

Agora sim, vamos às perguntas:

1. Tem um monte de banco pedindo para eu registrar o PIX agora. Vou perder algo se esperar?

Não, você não vai perder nada em esperar.

Os bancos e instituições estão nos bombardeando tanto de informações e pedidos sobre o PIX que parece que é uma coisa urgente, que você TEM que aproveitar agora senão vai perder!

Mas eles estão fazendo isso porque sabem que o PIX vai facilitar muito a transferência de dinheiro, e isso fará com que as pessoas escolham um lugar para concentrar toda a movimentação financeira. Eles querem te convencer a escolhê-los.

Mas não é algo com “quantidade limitada” e você poderá registrar suas chaves quando quiser, até mesmo depois do lançamento.

2. Registrei todas as minhas 5 chaves em um único banco. Posso registrar mais chaves em outro?

Você pode ter 5 chaves diferentes para cada conta que tiver. Então, na prática, é possível ter infinitas chaves para bancos diferentes.

Porém, algumas delas são únicas. Por exemplo, seu CPF só pode ser registrado em uma única conta. O mesmo número de celular também. Para registrar chaves em outras, você terá que usar e-mails e números diferentes para cada instituição.

3. Registrei meu CPF em um banco, mas me arrependi e quero mudar. Posso?

Pode. As chaves são facilmente gerenciadas e você pode descadastrá-las quando bem quiser (dentro de certo horário), cadastrando em outra instituição. Ou então pode pedir portabilidade para outra conta sua.

Então, se você se afobou no pré-cadastro, não se preocupe, pode mudar tudo depois.

4. Registrei um e-mail, mas não tenho mais acesso a ele. Posso mudar?

Pode. Você exclui a chave daquele e-mail e registra outro no lugar. Mas se você costumava informar aquele endereço para pagamentos, terá que avisar a todos que a chave mudou, senão o dinheiro não chegará mais para você.

PIX-logo Todas as dúvidas e respostas que realmente importam sobre o PIX

5. Eu posso mandar um PIX pra mim mesmo?

Você pode fazer um PIX de uma conta para outra, sem limites. Até mesmo para suas próprias contas.

6. Eu sou obrigado a ter uma chave registrada para receber ou enviar uma transferência pelo PIX?

Não! Lindo, né?

O PIX é uma tecnologia de transferência de valores, que promete acelerar o processo e permitir enviar e receber dinheiro a qualquer hora do dia ou da noite. Mas ninguém é obrigado a registrar uma chave para usá-lo.

Você pode fazer a transação como faz hoje, informando nome completo, CPF, número de agência, conta, banco… Sem precisar de chave.

As chaves na verdade são um facilitador. Se você registrar seu número de telefone, bastará informá-lo para realizar uma transferência, e nada mais.

7. Vou poder pagar boleto pelo PIX?

Não, porque são formas diversas de pagamento. O que pode acontecer é alguns boletos virem com um QR code do PIX além do código de barras tradicional, e aí você pode escolher se paga por um ou por outro.

Se no boleto só vier o código de barras, sem o QR code, então não tem como usar o PIX para pagá-lo.

8. Eu posso parcelar um pagamento pelo PIX?

Não, os pagamentos são sempre à vista e imediatos.

O que você poderá fazer é usar um aplicativo de pagamento (como o PicPay, por exemplo), que será capaz de fazer o pagamento pegando o dinheiro do seu cartão de crédito e aí parcelando o valor. Mas este tipo de app cobra juros nesses parcelamentos.

Leia também:
➡️ Como abrir uma conta no PicPay e ganhar R$ 10

9. Estou sem internet no meu celular. Mesmo assim, vou poder pagar pelo PIX?

No início, não. É preciso uma conexão internet para realizar as transações.

O plano do Bacen é disponibilizar um modo off-line em 2021. Mas no momento isso não é possível.

10. Eu tenho conta conjunta com outra pessoa. Nós dois podemos ter chaves do PIX?

Somente o titular da conta pode registrar chaves do PIX. Não há o conceito de “dependentes”, como acontece com cartões de crédito.

11. Se eu quiser comprar uma bala de R$0,50 com o PIX, eu posso?

Pode sim, sem problema. Não há limites mínimos para usar o PIX.

O que as instituições financeiras poderão impor são limites máximos de acordo com o horário, assim como já acontece com caixas eletrônicos, que limitam os saques nos finais de semana.

12. Se minha conta de luz vence no sábado, mas eu paguei com PIX no domingo, estarei em atraso?

Não. Mesmo o pagamento com PIX sendo imediato, o Código Civil obriga a postergação dos vencimentos de dívidas para o próximo dia útil, não importando a forma de pagamento.

13. Eu vou poder agendar um PIX para uma data futura?

Sim, haverá essa possibilidade. Mas você precisa cuidar para ter dinheiro na conta no dia da transação, senão o processo é cancelado.

Dependerá de cada instituição financeira oferecer ou não a opção do PIX agendado.

14. Se eu digitar errado o valor ou o remetente, poderei cancelar a transferência por PIX?

Depois de confirmada a transferência, não é mais possível cancelar um PIX.

Por isso, todas as informações aparecem para serem analisadas antes da confirmação, para você ter certeza que está enviando para o lugar certo. Se formos pensar, com TED é assim também.

Porém, quem receber um PIX verá uma opção “Devolução”, que ele pode escolher se quer devolver o que recebeu ou não.

15. Quer dizer que basta alguém ter meu número de telefone, que poderá me enviar dinheiro mesmo sem eu saber?

Se seu número estiver cadastrado como chave do PIX em alguma conta, qualquer um pode transferir dinheiro usando ele como informação. Mesma coisa para e-mail e CPF.

16. Como faço para gerar um QR code para outras pessoas me pagarem por PIX?

O banco ou conta digital que você tem chave registrada lhe dará esta opção.

17. Se o e-mail que cadastrei na chave do PIX for invadido, o invasor terá acesso à minha conta bancária?

Não, porque chave do PIX apenas registra no sistema do Banco Central os seus dados bancários, para realizar as transferências. Não tem como entrar na conta e nem alterar a chave no banco somente invadindo o e-mail.

18. O PIX vai matar o cartão de crédito?

Quem sabe em um futuro distante. Porém no momento, isso é bem pouco provável.

E a razão é cultural: o brasileiro usa muito o cartão de crédito por dois motivos. Um deles é o parcelamento, que não é possível ainda pelo PIX. O outro é o fato de poder pagar as compras somente no dia da fatura do cartão, que geralmente acontece na época que se recebe o salário. No PIX, o dinheiro sai da conta no mesmo instante.

19. O PIX vai matar o boleto?

É bem provável que sim. Quando se paga um boleto, o dinheiro sai da conta na mesma hora, mas ele demora de 1 a 2 dias para confirmar o pagamento. Já no PIX a confirmação é imediata, o que pode agilizar compras online.

20. Tem como eu visualizar as informações da pessoa que eu estou enviando o pagamento ANTES de concluir o PIX?

Sim. No momento que você informa a chave da pessoa ou empresa, aparece o nome completo,

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

3 Comentários

    • O TED e DOC tem outros problemas além das taxas.
      O DOC demora um dia útil para cair na conta. O TED costuma variar entre 10s e 1h. Porém, isso só é possível em horário bancário. Se você tentar fazer um TED no sábado, só vai cair na conta no próximo dia útil e isso demora demais.

      A ideia do Pix é fazer tudo ficar imediato. Você pode enviar a transferência a hora que for, no dia que quiser, e ela chega na hora.

      A princípio o Pix parece algo confuso, mas na verdade é mais simples do que parece. E vai facilitar demais a nossa vida. 🙂

Deixe um comentário