Entenda o que é e como funciona o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil.


Imagine a situação: você quer pagar alguém em um domingo, às 5h da manhã. Você não tem cartão e nem a pessoa tem maquininha, então vai ter que ser por transferência bancária. Mas vocês têm conta em bancos diferentes: como então transferir pelo celular sem precisar esperar até o próximo dia útil?

No Brasil, isso não é mais um problema, porque em no máximo 10 segundos o seu dinheiro já aparece na conta da outra pessoa. Em pleno domingo, às 5h01 da manhã.

Isso é o que promete o novo sistema de pagamentos instantâneos chamado PIX, que foi implementado pelo Banco Central em grande parte das instituições financeiras.

Abaixo explicaremos de forma simples e sem lero-lero os benefícios que isso irá trazer para o seu dia a dia.


O que é o Pix?

Resumindo, o Pix é um tipo de transferência bancária.

Enfeita-se muito o conceito de Pix, criando-se a idéia que é algo novo e revolucionário, mas na verdade ele é apenas uma opção que você tem para enviar dinheiro da sua conta para a outra pessoa.

É como uma TED. A diferença é que ele poderá ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.

Conceito

Durante anos, a burocracia bancária foi um grande limitador para pagamentos. Por exemplo, se você tinha um dinheiro no Nubank e quisesse transferir para algum outro lugar, precisaria fazer uma transferência TED, que só funciona nos dias úteis das 6h30 às 17h. Se passasse desse horário, só no dia útil seguinte.

Leia também:
➡️ Entenda o que é TED e DOC

Quando pagador e recebedor são da mesma instituição, aí sim é possível fazer a transferência na hora, em qualquer horário ou dia da semana. Mas se fossem de instituições diferentes, não dava.

Os pagamentos instantâneos já existiam, mas ambas as partes precisavam ter o mesmo aplicativo instalado. Por exemplo, você podia enviar dinheiro na hora de uma conta PicPay para outra. Também poderia pagar com o saldo existente no app, usando o QR code em maquininhas compatíveis. Mas se o comerciante não tivesse maquininha ou uma conta no PicPay, você não podia fazer nada.

Leia também:
➡️ Veja como ganhar R$10 com o PicPay

O que o Banco Central fez foi ser o intermediador de pagamentos entre as instituições, o que permite que elas se comuniquem 24h por dia, 7 dias por semana.

PagamentosInstantaneos O que é o PIX

Como funciona

Na prática, o usuário tem o poder de escolher qual instituição usar para enviar e receber pagamentos, e a transação é imediata.

Com o tempo, não existirão mais TED nem DOC, e o custo de transferência irá cair bastante.

Com a popularização do processo de pagamentos, qualquer um poderá enviar dinheiro para outra pessoa pelo celular, na hora.

A tendência é você nem precisar sacar dinheiro em papel, pois não irá precisar dele. Vai conseguir pagar o pão, o cafezinho, o cabeleireiro, tudo com o celular.

Quem oferece o Pix?

A instituição financeira que desejar. Seja bancos ou simples aplicativos de pagamento.

Não é algo específico de algumas instituições e sim uma mudança que afetará todo o sistema bancário e de pagamentos no Brasil. Então, além dos bancos tradicionais e digitais, também os aplicativos de pagamento se beneficiarão do novo sistema.

Leia também:
➡️ Banco que tiver mais de 500 mil clientes será obrigado a adotar os pagamentos instantâneos

O que você precisa?

Qualquer um que tiver um smartphone e uma conta em alguma instituição bancária ou de pagamento, pode enviar ou receber dinheiro para quem quiser. Inclusive os já conhecidos aplicativos digitais.

Então, mesmo quem hoje não tem acesso à uma conta bancária ou a um cartão de crédito, poderá ser incluído nisso.


Conseguiu entender o que é o Pix?

Não é um bicho de sete cabeças, né? Para entender de vez, confira nosso artigo em que preparamos as dúvidas comuns mais frequentes sobre este novo método de pagamentos:

Leia também:
Todas as dúvidas e respostas que realmente importam sobre o PIX

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário