O brasileiro parece ter adotado mesmo a vida digital que vem evoluindo a passos largos nos últimos anos, deixando de lado a inicial desconfiança de comprar pela internet.
Um estudo encomendado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que seis em cada dez internautas do país (ou seja, 61%) realizou compras por aplicativos de celular nos últimos 12 meses.
Entre as 904 pessoas ouvidas pela pesquisa, 52% justificam que usam aplicativos por conta da facilidade de acesso, 46% citam rapidez e praticidade e 41%, a qualidade de ofertas e serviços.
Em nota, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, afirma:
A economia em torno da indústria dos aplicativos deverá crescer de forma exponencial nos próximos anos e o varejo precisa estar de olho nessa tendência, principalmente diante desse novo cenário em que a preferência dos consumidores por apps de lojas vem aumentando. É o momento de as marcas construírem relacionamentos mais próximos a seus clientes e entenderem melhor sobre seus hábitos de consumo, suas necessidades e preferências”
E não são apenas nos apps famosos: também as redes sociais vêm ganhando espaço neste mercado. São 33% dos entrevistados que declararam adquirir produtos pelo Facebook, Instagram e até mesmo pelo WhatsApp.
Os produtos mais comprados em aplicativos são:
- Eletrônicos e itens de informática (39%)
- Contratação de serviços de transporte particular (37%)
- Vestuário (32%)
- Itens para casa (31%)
- Pedidos de comidas ou bebidas por delivery (26%)
Já pelas redes sociais, os ítens mais vendidos são:
- Vestuário (37%)
- Eletrônicos e produtos de informática (27%)
- Pedidos de comida e bebida por delivery (27%)
- Cosméticos, perfumes e produtos para cabelo (26%)
- Itens para a casa (26%)
Via: Valor Investe
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.