O banco digital sensação na Europa, o N26, está mais próximo de cumprir sua promessa que iniciar suas atividades em nosso país.
Após vários meses de expectativa, o Banco Central finalmente concedeu autorização de funcionamento para a N26 Sociedade de Crédito Direto, que terá sede em São Paulo (SP) e capital social de R$ 2,008 milhões.
Em 2013 a fintech fez na Europa o que o Nubank fez no Brasil: lançou um banco totalmente digital, com cartão de crédito, em um mercado dominado por instituições tradicionais.
Nós aqui do Tecnograna adoramos ele e até já ensinamos como abrir uma conta na Europa.
No início de 2019, o N26 anunciou seus planos de expandir seus serviços para o continente americano. Começou primeiro com os EUA e o próximo passo seria o Brasil.
Porém, 2020 chegou e passou, sem novidades. Inclusive o site de notícias NeoFeed chegou a dizer que o N26 tinha desistido do Brasil.
Mas de fato, a página em português nunca saiu do ar e agora o banco recebe esta autorização para atuar por aqui.
Resta saber agora se os planos de se estabelecer continuam ou se foram alterados neste meio tempo. O fato de terem recebido autorização não significa que “ele chegou ao Brasil”, como afirmam levianamente alguns sites.
O próprio responsável da sede brasileira, o executivo Eduardo Prota, afirmou que tinha havido uma “mudança de rota” nos planos e que a fintech alemã só pretendia iniciar as operações “quando tivesse um produto bom e competitivo” para apresentar.
Com o crescimento das contas digitais no Brasil nesse meio tempo, fica a pergunta: será que eles tem esse produto competitivo que conseguiria se sobressair no atual mercado nacional?
Só o tempo nos dirá.