Tem como cancelar um Pix depois que ele foi confirmado?
Talvez você já tenha passado pela situação de ter feito um Pix para alguém, mas logo depois se arrependeu. As razões podem ser várias: perceber que mandou para a pessoa errada, ou então enviou dinheiro para alguém que lhe aplicou um golpe. Ou pior, foi coagido por um ladrão a fazer a transferência.
Calma, você encontrou o lugar certo para entender o que fazer nessas situações e como você pode tentar recuperar o dinheiro enviado.
Antes de tudo, se você não entende ainda direito o que é o Pix, dê uma olhada em nosso artigo que explica isso direitinho:
Leia também: ➽ O que é o PIX |
Tem como cancelar um Pix?
A resposta curta é: não, não é possível cancelar um Pix.
Ele é uma transação instantânea e feito justamente para ser rápido e prático. E para ter credibilidade, seu modo de funcionamento impede que a transação seja cancelada após feita.
É como se você pagasse em dinheiro real. Imagine que você está em um bar e pague um café com dinheiro vivo. Mas depois de alguns minutos você decide cancelar essa compra. Você vai reaver o dinheiro? Bem, só se o caixa do bar aceitar lhe devolver.
Com o Pix é a mesma coisa: depois de feita a transação, a única maneira é se quem recebeu aceitar devolver o valor. Caso contrário, a transação já foi finalizada.
Isso é uma segurança, na verdade, implementada pelo Banco Central. Você assim tem certeza que se alguém lhe pagar algo com Pix, você certamente receberá esse valor.
Mas sempre há casos em que seria muito importante cancelar o Pix feito, como os citados acima.
Aí a única maneira é contatar a pessoa que recebeu e convencê-la a fazer o estorno.
Como estornar um Pix?
A pessoa que recebe um Pix pode estornar o valor diretamente por uma opção presente na própria conta.
O processo é diferente para cada banco, mas de modo geral, basta o correntista encontrar no extrato a transação por Pix, tocar nela e procurar a opção “Devolver esse pagamento”.
Aí basta informar o motivo do estorno e devolver o valor. Vale notar que é possível também devolver apenas uma parte da quantia, caso haja algum tipo de negociação entre as partes.
Como contestar um Pix
Em casos de fraude ou falha no sistema, é possível solicitar à instituição bancária o estorno do Pix, se você conseguir provar a causa.
Após o pedido feito, a instituição fará uma análise e terá 7 dias corridos para resolver o problema.
Mas é importante salientar que este processo não funciona para quem apenas errou a chave Pix no momento da transação.
E se a outra pessoa não quiser devolver o Pix?
No caso de um engano ou um golpe, se você pediu para a outra pessoa devolver mas ela se negou, você ainda pode entrar na justiça para reaver o seu dinheiro.
O artigo 169 do Código Penal prevê o crime de apropriação indébita, quando uma pessoa recebe por engano um valor e se recusa a devolver.
Neste caso, há todo o trabalho de buscar um advogado e colher todas as provas de que aquela transação não foi derivada de uma negociação entre as partes, ou foi fruto de uma enganação por parte do recebedor. Além disso, pode demorar bastante tempo para se chegar a um resultado. Mas a tentativa pode ser válida, caso a quantia envolvida seja considerável.
Cuidado na hora de enviar o Pix
Bem, como você viu, não tem como cancelar um Pix depois que ele foi feito. Por isso, é muito importante que você preste muita atenção no momento que estiver realizando uma transação instantânea, para não errar nos dados fornecidos.
Confira sempre se digitou a chave Pix de forma correta, além de certificar que o nome e o CPF/CNPJ do recebedor são mesmo de quem você quer enviar.
Só assim você reduz bastante os riscos de enviar um Pix errado e evita dores de cabeça com isso.
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.