Finanças

Como funciona o Pix Cobrança

Pix Cobrança
Redação Tecnograna

No dia 14 de maio de 2021 começou a funcionar uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos PIX, que promete ameaçar a existência dos tradicionais boletos : o Pix Cobrança.

Nesta modalidade, as empresas podem gerar um QR code de pagamento, com valor fixo e uma data de validade.


Da mesma forma que o boleto bancário, os pagamentos pelo Pix Cobrança serão acrescidos de juros e multas caso o usuário não pague até a data do vencimento.

O pagamento é feito como qualquer transição Pix: o QR code é escaneado pelo aplicativo de pagamentos e o dinheiro é transferido imediatamente. A grande vantagem é que a compensação é imediata, sem esperar os famosos 2 dias úteis dos boletos normais.

Em contrapartida, não é possível pagar contas de Pix com cartões de crédito, como acontece com o boleto.

Como funciona o Pix Cobrança?

As empresas podem emitir o Pix Cobrança como fatura de contas ou para compras em estabelecimentos comerciais.

Por exemplo, em vez do cartão de crédito, o cliente pode receber um Pix Cobrança para efetuar o pagamento até determinada data. Em compras pela internet, o pedido pode ser confirmado na hora, sem esperar os 2 dias úteis de um boleto normal.

capa-qr-code Como funciona o Pix Cobrança

Quando será implementado

A partir do dia 14 de maio, já é possível gerar este tipo de Pix, porém, para cobrança no mesmo dia. O Banco Central afirma que haverá uma fase de transição até 30 de junho de 2021. Depois disso, está previsto que elas possam adicionar uma data de validade nos códigos de cobrança.

Esta é uma funcionalidade que está demorando bastante para virar realidade. Inicialmente prevista para janeiro, ela foi adiada para março e depois novamente para maio. E mesmo assim, chega ainda não totalmente funcional.

Esperamos que a última data informada, 1 de julho, seja finalmente respeitada.

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário