Um novo golpe para roubar informações de cartão de crédito dos clientes está circulando no mercado, segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky.
Uma variação de um programa malicioso tem sido utilizada por cibercriminosos para infectar sistemas de maquininhas de cartão, com o objetivo de bloquear pagamentos via aproximação, especialmente no celular.
Leia também: ➽ 5 dicas para se proteger de golpes na internet |
Como funciona o golpe
A quadrilha agiria da seguinte forma: primeiro, entrariam em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas de pagamentos eletrônicos, pedindo acesso ao sistema de cobrança com a desculpa de manutenção.
Quando os lojistas clicam no link enviado, o vírus é instalado, permitindo acesso remoto ao sistema.
Com isso, os criminosos conseguem detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro na tela da maquininha de cartão e forçando o uso de um cartão físico para o pagamento.
Neste momento, tanto o lojista quanto o consumidor podem ser vulneráveis a fraudes por parte dos bandidos.
De acordo com a Kaspersky, o esquema permite que os criminosos realizem golpes mesmo em cartões protegidos por chip e senha.
Apesar desse alerta da empresa de segurança, a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) afirmou que ainda não identificou “nenhuma evidência da ação de um suposto malware nas máquinas de cartão que estaria bloqueando as transações por aproximação”.
Pagamento por aproximação é mais seguro
Os cibercriminosos buscam bloquear a compra por aproximação pois, diferentemente do cartão físico, cada transação gera um número novo de cartão, o que aumenta a segurança para o usuário.
Essa tecnologia, chamada Near Field Communication (NFC), é uma evolução da radiofrequência utilizada em cartões que permitem o pagamento por aproximação.
Para capturar dados que possam ser usados posteriormente, os bandidos precisam do cartão físico, por isso ao detectar uma transação por aproximação, a máquina infectada bloqueia a operação com NFC para forçar a inserção do cartão de plástico.
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.