O PicPay acaba de adquirir a fintech BX Blue, um marketplace de crédito consignado. Com esta aquisição, a empresa adiciona mais um serviço à sua linha financeira.
Segundo o Banco Central, o estoque total de crédito consignado no Brasil chegou a R$ 587,3 bilhões em 2022, R$ 73,7 bi a mais do que em 2021. E, tendo em vista o número de players buscando posicionamento neste setor concorrido, é provável que esse valor aumente ainda mais em 2023.
A BX Blue foi fundada há seis anos e tinha em seu portfólio de investidores fundos como Igah, Iporanga, FJ Labs, entre outros.
Em 2021, a fintech recebeu R$ 38 milhões em uma rodada de série A. O valor da transação com o PicPay não foi revelado, mas fontes apontam que não ultrapassou o valor já investido na empresa.
A venda para o PicPay tem a perspectiva de ser benéfica para ambas as partes.
Em primeiro lugar, o PicPay agora terá acesso a um produto que antes não oferecia em sua plataforma financeira. Em segundo lugar, a empresa poderá escalar o negócio ao conectar com sua base de 30 milhões de clientes ativos.
De acordo com Danilo Caffaro, vice-presidente de serviços financeiros pessoais do PicPay, a compra da BX Blue foi uma oportunidade de acelerar o desenvolvimento do produto. Ele afirma que a fintech já tinha uma equipe e tecnologia estabelecidas, e seria mais eficiente aproveitar esses recursos do que começar do zero.
A estratégia adotada pela PicPay na compra da BX Blue é semelhante à utilizada na aquisição do GuiaBolso, quando tinha planos de acelerar a entrada no mercado de open banking e integrar a operação à plataforma.
Inicialmente, as duas empresas irão atuar de forma separada, mas a ideia é que sejam unificadas em um ambiente digital.
Segundo Caffaro, a base de clientes da PicPay inclui muitos servidores públicos e aposentados procurando este tipo de produto. A BX Blue, por sua vez, já tem parceiros importantes em sua plataforma, incluindo bancos como Bradesco, BB, Daycoval, entre outros.
via Neofeed
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