Notícias

Bancos e fintechs iniciam testes da tecnologia de pagamentos PIX

PIX testes
Redação Tecnograna

Nubank, Mercado Pago, PayPal e outras instituições de pagamento começarão a testar internamente o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, chamado PIX.

Seguindo o cronograma estabelecido no início do ano, esta fase de testes começa no dia 1º de junho e preparará todos para a implementação final, em novembro.


A etapa de homologação tem o objetivo de garantir o funcionamento do serviço de pagamento instantâneo. 

Nela, serão realizados testes nas plataformas operacionais (SPI e DICT) e também verificado se a experiência do consumidor final está amigável para realizarem suas transações. 

Testes com o registro de chaves verificarão se o cadastro vinculando a conta de um usuário ao seu número de celular serão executados por todas as instituições que pretendem disponibilizar o PIX.

Leia também:
➡️ Banco Central apresenta oficialmente o PIX, futuro sistema de pagamentos instantâneos brasileiro

Durante a fase de testes, serão utilizados dados fictícios de clientes. 

pix-1 Bancos e fintechs iniciam testes da tecnologia de pagamentos PIX

O chefe adjunto no BC, Carlos Eduardo Brandt, explica:

À medida que nos aproximamos do lançamento do PIX, precisamos verificar o pleno funcionamento das funcionalidades e sistemas. É a oportunidade para as instituições simularem as operações, testarem a capacidade de processamento de dados e promoverem os ajustes finais para que o PIX esteja disponível à toda a população a partir de novembro.”

As instituições terão até o dia 16 de outubro para concluírem as etapas de cadastro e homologação. Caso contrário, não estarão aptas a participar do PIX desde o seu lançamento, tendo outra oportunidade de participar do processo somente em dezembro.

Diversas contas e bancos digitais já estão participando dos testes, para oferecerem no lançamento a opção do PIX. Confira no link abaixo algumas delas:

Leia também:
➡️ PIX: assim se chamará o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário