Aplicativos Dicas

Conheça os aplicativos de pagamento que substituem o cartão de crédito físico

Redação Tecnograna

Felizmente está cada vez mais comum sairmos de casa sem precisar carregar a carteira junto. Isso porque os aplicativos capazes de se comunicar com as maquininhas de cartão estão se multiplicando, permitindo que possamos realizar compras sem a necessidade de tirar o cartão de crédito (ou débito) do bolso. Confira neste artigo alguns destes aplicativos que substituem o cartão de crédito.


Aplicativos que substituem o cartão de crédito

Em 2014, a Apple lançou uma solução de pagamento chamada de Apple Pay, que permitia pagar em maquininhas apenas aproximando o iPhone. Isso foi graças à tecnologia NFC, e a solução rapidamente foi adotada pelas concorrentes, como foi o caso do Google Pay e Samsung Pay.

O problema é que apenas os celulares de alto padrão oferecem compatibilidade com o protocolo NFC. Quem opta por dispositivos mais baratos (ou seja, a maioria da população) fica de fora da brincadeira.

Por esta razão, está se expandindo bastante outro método de pagamento que não necessita de recursos caros: o QR code, que usa apenas a máquina fotográfica do aparelho para criar a conexão. 

Inclusive o próprio Banco Central quer usar este tipo de tecnologia para modernizar os pagamentos no país.

Leia também:
➡️ Pagamentos instantâneos: entenda o que são e como funcionarão

E já em 2020 os aplicativos de pagamento que substituem o cartão de crédito físico e permitem pagar usando apenas o celular se popularizam. Confira alguns deles que você pode usar desde já.

MercadoPago

O aplicativo do Mercado Pago se transformou em uma carteira digital onde o dinheiro parado rende 100% do CDI. Além disso, você pode adicionar seus cartões de crédito (de qualquer banco) para pagar compras e boletos.

Eles estão fazendo parcerias com diversos estabelecimentos conhecidos, como McDonalds, Burger King, farmácias, restaurantes e cafés, onde o cliente além de pagar usando o QR code, ainda ganha descontos motivacionais. Com isso, ele se torna um dos nossos aplicativos que substituem o cartão de crédito.

IMG_8539 Conheça os aplicativos de pagamento que substituem o cartão de crédito físico

A lista dos estabelecimentos que aceitam o MercadoPago está no próprio aplicativo.

➡️ Abra uma conta no MercadoPago com este link (pelo celular) e ganhe R$ 10

PicPay

O PicPay é um dos pioneiros no pagamento por QR code no Brasil. No início, apenas era possível pagamentos entre usuários do app, mas hoje há uma parceria com a Cielo e a Linx, que permite realizar os pagamentos em suas maquininhas. Isso expandiu a área de atuação do app para praticamente todo o país.

Portanto, basta o estabelecimento ter uma maquininha da Cielo ou da Linx para ser possível pagar por QR code usando o PicPay.

Este pagamento pode acontecer por algum cartão de crédito cadastrado, mas se você usar o saldo na conta do PicPay, ganha 5% de volta como cashback.

Leia também:
➡️ Como abrir uma conta no PicPay e ganhar R$ 10

iti

O iti é um dos mais novos players deste segmento. Você pode cadastrar qualquer cartão de crédito e realizar pagamentos por QR code em qualquer maquininha da Rede.

Neste início de ano eles estão fazendo desafios para incentivar o uso e fazer as pessoas se acostumarem com os pagamentos via aplicativo.

SafraWallet

O SafraWallet também é um dos aplicativos que substituem o cartão de crédito usando o QR code, mas apenas em maquininhas do SafraPay, o que limita bastante o campo de ação.

next

Quem tem limite de crédito no banco digital next também pode pagar com QR code em qualquer maquininha da Cielo. Para isso, basta informar o vendedor que quer pagar com QR code.

next-qrcode Conheça os aplicativos de pagamento que substituem o cartão de crédito físico

Infelizmente, clientes next que não possuem o cartão de crédito na conta não podem realizar este tipo de pagamento, nem mesmo se tiverem dinheiro no saldo (ao contrário das outras soluções citadas acima).


A tendência é este número crescer ainda mais, principalmente depois que o BACEN implementar o seu novo sistema de pagamentos instantâneos. Iremos atualizar constantemente este artigo conforme forem aparecendo mais novidades, então guarde o link nos seus favoritos para voltar de vez em quando.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário