Ao usar esse site, você concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.
Accept
TecnogranaTecnograna
  • NOTÍCIAS
  • APLICATIVOS
  • SOBRE NÓS
  • CONTATO
Lendo: Atraso na fatura do cartão de crédito: veja o quanto você perde com isso
Compartilhe
Notification Mostre Mais
Font ResizerAa
TecnogranaTecnograna
Font ResizerAa
Busca
Have an existing account? Sign In
Siga-nos
Tecnograna > Cartões de Crédito > Atraso na fatura do cartão de crédito: veja o quanto você perde com isso
Cartões de CréditoFinanças

Atraso na fatura do cartão de crédito: veja o quanto você perde com isso

Redação Tecnograna
Redação Tecnograna Publicado em 3 de fevereiro de 2023
7 min de leitura
REPASSE

Uma das piores coisas que podem acontecer na sua vida financeira é você deixar de pagar em dia a fatura do seu cartão de crédito.

Isso porque o atraso começa a fazer sua dívida crescer, obrigando você a pagar mais e mais. É como se fosse uma bola de neve rolando por uma montanha, pronta para te soterrar.

Este pode ser você.

Como você prefere usar o seu dinheiro: comprar coisas para você ou doá-lo ao banco? Parece uma pergunta besta, mas é exatamente isso que você faz toda vez que atrasa uma fatura de cartão: tira grana do seu bolso para dar aos bancos.

Veja neste artigo como um simples atraso na fatura pode se transformar em uma torneira aberta para perder dinheiro.

Multa

A primeira facada é a multa. Basta você atrasar o pagamento um dia apenas e já será cobrado uma multa fixa. Geralmente é de 2% do valor total.

Ou seja, se sua fatura for de R$1.000 e você não pagou no dia do vencimento, só aí a sua dívida aumenta em R$20. Eu não sei você, mas eu faria várias coisas com esses 20 reais. Você se sente confortável de dá-los assim ao banco?

Mas os custos não param por aí.

Juros

Além da multa, você terá que pagar juros por cada dia de atraso. E não são juros nada pequenos; os dos cartões de crédito no Brasil são considerados os mais altos do mundo.

E sabe o que é pior? A matemática financeira é cruel e os juros são cobrados sobre os juros.

Isto significa que, com o tempo sem pagar, sua conta vai aumentando e aí os juros serão aplicados sobre essa dívida aumentada, e não apenas sobre a dívida original. Quanto mais tempo você não paga, mais eles te cobram!

IOF

Além da multa e dos juros, você ainda tem que pagar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), pois esse dinheiro que você ficou devendo é considerado um empréstimo, e todo empréstimo bancário tem cobrança de imposto.

Esse é um valor que vai para o governo, então a instituição financeira não tem nada a ver com ele.

O valor cobrado é de 0,38%, e mais uma alíquota de 0,0082% por dia que sua conta ficar no negativo, sobre o total do valor emprestado.

Pagamento mínimo

Tem gente que acha que pagar apenas o mínimo da fatura já é o suficiente para não perder dinheiro. Achou errado!

Pagar o mínimo da fatura é exatamente a mesma coisa que pedir dinheiro emprestado para financiar o resto que falta. E você acha que alguém vai lhe emprestar dinheiro sem cobrar nada?

Se você pedir para alguém da sua família, talvez até não te cobre nada. Mas se for pedir para o banco, ele vai lhe cobrar juros altíssimos. E é exatamente o que você faz quando não paga toda a fatura: pede dinheiro emprestado para o cartão.

Imagem: banco Itaú

Quando você faz isso, entra no chamado “rotativo”.

Crédito rotativo

Quando você atrasa, passa do limite mensal ou então paga parcialmente a fatura do cartão, você entra no chamado Rotativo, que na verdade é um dinheiro que o banco empresta para você, por um determinado tempo.

O erro de muitos é achar que em casos que não se tenha pago a fatura do mês anterior, ainda pode continuar gastando no cartão normalmente.
NÃO FAÇA ISSO!

Quando a fatura não é paga totalmente, você paga juros de atraso em todas as novas compras que fizer, e não apenas naquelas do mês passado.

A dívida está aberta e toda nova compra é considerada como um novo empréstimo, e será cobrado juros por isso, mesmo depois que você quitar a fatura atrasada.

Significa que todas as novas compras que você fizer no cartão neste período ficarão automaticamente mais caras.

Imagem: banco Itaú

Ponha na sua cabeça: se não estiver conseguindo pagar o cartão em dia, PARE DE USÁ-LO. Pelo menos até conseguir pagar a conta total.

O Rotativo, em mãos erradas, pode destruir a vida financeira de uma pessoa que não saiba administrar direito o seu dinheiro.

De fato, já destruiu as finanças de muita gente.

É por isso que o Banco Central determinou regras para o Rotativo.

O cliente só poderá permanecer durante 30 dias nele; após isso, a emissora do cartão é obrigada a parcelar a dívida em um empréstimo com juros menores e não oferecer mais limite até o cliente quitar tudo. Antigamente, o rotativo podia durar meses e as dívidas quintuplicavam em pouco tempo.

Parcelamento da fatura

Não é o ideal, mas se você realmente se der conta que não terá como pagar a totalidade da fatura no vencimento, então o mínimo que você pode fazer é parcelar a fatura.

Fazendo isso, o cartão não irá cobrar juros nem multa de atraso, e as novas compras que você fizer não terão acréscimo algum.

Esta solução não é a ideal porque este parcelamento do cartão geralmente é muito caro.

O melhor seria procurar um outro empréstimo com juros menores, para você pagar menos. Mesmo assim, você ainda estará perdendo dinheiro, então evite ao máximo parcelar a fatura.


Conclusão: não caia nesta armadilha de ficar devendo para o cartão. Faça de tudo para pagar sempre em dia a sua fatura, para não ficar perdendo dinheiro a toa.

E lembre-se sempre: cartão de crédito não é extensão do salário, nem renda extra. Gaste somente aquilo que seu salário mensal permitir. 😉

  • Leia também: Razões para você nunca entrar no Cheque Especial
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
MAIS SOBRE:AtrasoDívidasFaturaJurosRotativo
Share This Article
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp Email
Compartilhe
Por Redação Tecnograna
Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.
Previous Article Novo golpe do cartão ataca maquininhas de estabelecimentos comerciais
Next Article Nubank oferece opção de Tesouro Direto em seu app. Veja como investir

Você Também Pode Gostar

IPVA
Finanças

IPVA 2024 em Minas Gerais: Consulta, Pagamento e Descontos

29 de dezembro de 2023
IPVA
Finanças

IPVA 2024 no Rio Grande do Sul: Conheça todos os detalhes

29 de dezembro de 2023
Golpe hacker
Finanças

Tentativas de fraudes aumentaram no Brasil em 2023

29 de dezembro de 2023
Finanças

IPVA 2024 em São Paulo: Calendário de Pagamento e Opções Disponíveis

29 de dezembro de 2023
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
Siga-nos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?