Em alguns bancos digitais, é bem comum ser possível depositar dinheiro na conta através de um boleto. Mas apesar de ser algo prático e trazer um real benefício para o cliente, nenhum grande banco oferece isso (pelo menos não no momento de publicação deste artigo).
E há um motivo: até o final de julho, o Banco Central (BACEN) nunca havia autorizado oficialmente este meio de depósito, que surgiu paralelamente com a iniciativa individual de algumas instituições.
Nesta quinta (1), isto mudou. O BACEN oficialmente autorizou que clientes realizem depósito na própria conta via boleto.
Na circular aprovada pela autarquia, a determinação é que o boleto terá de ser emitido em nome do titular da conta e só poderá ser pago em benefício dele.
Esta modalidade de depósito beneficia não apenas clientes de bancos 100% digitais, mas também moradores de cidades pequenas onde seus bancos não possuem agência e nem caixa eletrônico. O depósito de valores poderá ser feito por boletos pagos em lotéricas ou outros estabelecimentos.
A tendência agora é que isso vire padrão em todos os bancos, o que é uma ótima notícia. A adoção da “nova” modalidade dependerá de cada instituição, assim como seus custos. Em bancos digitais, o padrão é não cobrar por depósitos com boleto.
- Leia também: Como pagar boletos com cartão de crédito
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.