Ainda em fase beta restrita a usuários que receberam convite, o C6 Bank continua evoluindo sua conta corrente digital para deixá-la pronta para quando vier o lançamento oficial.
Esta semana, o banco começou a implementar o sistema de token para dar mais segurança nas transações que envolvem transferência de valores.
O token é uma chave de segurança que os bancos utilizam para validar movimentações bancárias.
No caso C6 Bank, o cliente, ao realizar uma transferência, receberá um código por SMS para validar a transação no aplicativo.
Apesar de oferecer uma maior segurança, os tokens via SMS são considerados um fraco sistema de validação, por possibilitar que terceiros invadam a conta caso consigam “clonar” o número do correntista.
Em um procedimento chamado de SIM swap, criminosos transferem o número da vítima para outro chip e instalam o aplicativo do banco em outro aparelho, validando via SMS (que chegará no novo chip). Com isso, podem fazer saques e transferências se passando pelo cliente real. Diversos clientes do Banco Inter tiveram este problema até maio deste ano, quando a instituição mineira passou a implementar o i-safe, que realiza a validação pelo aplicativo e não pelo SMS.
O aplicativo para Android do C6 Bank já foi atualizado com o sistema de token, enquanto o de iOS ainda aguarda liberação na App Store.