Nesta quarta-feira (15), o PagSeguro lançou com novo nome sua conta digital voltada para pessoas não bancarizadas. No PagBank, o cliente pode realizar pagamentos, enviar e receber TEDs de terceiros, além de recarregar celular e realizar empréstimos.
A conta digital é do tipo bancarizada, ou seja, possui número de agência, instituição e conta corrente própria, permitindo que o cliente receba depósitos de terceiros (como salário ou restituições do Imposto de Renda, por exemplo).
Em janeiro, o Banco Central autorizou a compra do banco BBN (Banco Brasileiro de Negócios) pelos administradores do PagSeguro, o que o permite funcionar como instituição bancária. Com isso, o aplicativo foi ganhando novas funcionalidades nas últimas semanas, até mudar o nome para PagBank.
Com a conta digital do PagBank, é possível realizar:
- Transferências
- Pagamentos de contas de consumo e boletos (usando o saldo da conta)
- Pagamento em maquininhas PagSeguro, usando QR Code
- Portabilidade de salário
- Recarga de celular (usando o saldo da conta)
- Saques na rede Banco24horas (tarifa de R$7,50 por saque)
- Empréstimo pessoal online
- Cartão pré-pago internacional
Qualquer pessoa pode abrir uma conta digital no PagBank e aproveitar os benefícios, mas ele é claramente voltado para pequenos e micro-empreendedores formais e informais que já usam o PagSeguro como forma de recebimento de pagamentos em seus negócios (seja por maquininha ou sites online). O histórico do relacionamento é o que dará o aval para os empréstimos pessoais oferecidos pelo novo banco.
Ele tem versões para Android e iOS.