Notícias

Pix começa a funcionar em fase experimental no dia 3 de novembro

Redação Tecnograna

Oficialmente, o novo sistema de pagamentos instantâneos PIX só começará a funcionar para todos no dia 16 de novembro.

Porém, duas semanas antes disso, os bancos terão direito de liberar o recurso para 5% de seus clientes, em caráter de experiência.


Para ter certeza que tudo funcionará sem problemas no dia 16, o Banco Central irá autorizar testes preliminares em todas as instituições aprovadas para o lançamento do Pix.

Leia também:
➡️ Veja algumas instituições financeiras que ficarão de fora do Pix

Essa fase de operação restrita será liberada para clientes selecionados pelas instituições, que terão acesso a todas as funcionalidades do Pix, entre elas a de iniciar pagamentos.

Ou seja, se você já cadastrou sua chave Pix nas contas digitais que usa, poderá ser um dos escolhidos.

Porém, o horário de funcionamento será bastante limitado nessa fase. Apenas das 9h às 22h todos os dias, com diferença nas quintas, cujo funcionamento ocorrerá toda a noite, atravessando a madrugada de sexta. Isso mudará no dia 16 de novembro, quando as transações começam a funcionar 24h por dia.

op_pix Pix começa a funcionar em fase experimental no dia 3 de novembro

Imagem: Banco Central

As instituições poderão executar todas as funcionalidades do Pix de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade.”

Apesar de ser considerado um teste, os clientes que tiverem acesso antecipado ao recurso devem ter consciência de que as transações serão válidas. Ou seja, uma transferência de uma conta para outra será realmente executada.

op_cel Pix começa a funcionar em fase experimental no dia 3 de novembro

Imagem: Banco Central

Então torça para que você seja um dos escolhidos pela sua instituição e nos conte como foi sua experiência com o novo Pix. 😉

Fonte: Banco Central

Leia também:
➡️ Todas as dúvidas e respostas que realmente importam sobre o PIX

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário