Notícias

De olho no digital, Itaú fecha mais de 200 agências físicas no último trimestre

Agência Itaú
Redação Tecnograna

Talvez você já tenha percebido que, nos últimos meses, algumas agências físicas do banco Itaú acabaram fechando, de uma hora para outra.

Mas se você pensou que isto é um sinal de que ele está mal das pernas, errou feio: esta semana o resultado fiscal do segundo trimestre foi excelente, com um lucro de R$ 7,034 bilhões. E olha que isso é lucro líquido, livre de imposto de renda…

giphy De olho no digital, Itaú fecha mais de 200 agências físicas no último trimestre

A razão das agências estarem fechando é outra, completamente diferente: mudança no mercado. Com os hábitos dos clientes mudando e a crescente vontade de resolver tudo pelo celular, os custos de manter edifícios e funcionários de agência é enorme e sem sentido.



Em uma teleconferência com jornalistas na manhã desta terça-feira (30), o presidente do Itaú, Candido Bracher, informou que 212 agências foram fechadas ou remanejadas no último trimestre. E a tendência é fechar ainda mais até o final do ano.

Bracher admitiu que o fluxo de clientes nas agências físicas tem diminuído conforme cresce a oferta de serviços digitais. Porém, evitou citar como causa as novas fintechs que vêm crescendo no mercado e ganhando cade vez mais a simpatia dos usuários, como Nubank e Banco Inter.

Para diminuir os custos do pessoal que deixará de ter um local físico para trabalhar, o banco lançou um programa de desligamento voluntário (PDV), que vai até dia 31 de agosto de 2019. Estima-se que cerca de 6.900 funcionários optem por esta alternativa.

Estamos vivendo uma era de transformação de como lidamos com o dinheiro, com diversos serviços digitais surgindo no mercado. Se os grandes bancões não se derem conta do perigo que estão correndo e se acomodarem nos enormes lucros que ainda ganham trimestre após trimestre, o tombo, cedo ou tarde, será bem grande.

via: Estadão Economia

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário