Apesar de estar aumentando o interesse das pessoas em se educar financeiramente e evitar as armadilhas que levam embora o seu dinheiro, muita gente ainda comete o erro de atrasar o pagamento da fatura do cartão ou entrar no cheque especial, que são os empréstimos de maiores juros no mercado.
E quem pensa que taxa Selic baixa faz com que esta situação se amenize, se engana: em junho, a média de juros do cartão de crédito e do cheque especial aumentou, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) manteve em junho a taxa Selic em 6,5% ao ano, e muitos acreditam que ela possa cair nos próximos meses. Mas mesmo sendo considerada a taxa básica do mercado, os bancos não parecem se importar com ela.
Os juros cobrados de quem atrasa ou parcela a fatura do cartão subiram de 11,41% para 11,49% ao mês. Em um ano, isso acumula em 268,83%, que é em quanto aumentaria a sua dívida, caso ficasse 12 meses sem pagar.
Já o Cheque Especial mostrou taxa média de 11,79% ao mês, maior que em maio. Confira a lista com as taxas médias nos bancos, comércio e financeiras:
- Cartão de crédito: 268,83% ao ano (11,49% ao mês)
- Cheque especial: 280,92% ao ano (11,79% ao mês)
- Comércio: 79,59% ao ano (5% ao mês)
- Empréstimo pessoal nos bancos: 53,58% ao ano (3,64% ao mês)
- Empréstimo pessoal em financeiras: 118% ao ano (6,71% ao mês)
Lembrando que cada instituição cobra um valor diferente, dependendo do perfil financeiro do cliente. O resultado do estudo é apenas uma média entre todos eles.
É por isso que aqui no Tecnograna insistimos muito para você nunca entrar no cheque especial, e nem atrasar a fatura do cartão. Essas são as maneiras mais rápidas de perder dinheiro, e geralmente são resultado de uma vida financeira desregrada e fora do controle.
Por isso temos a missão de ajudar você a se organizar e ter uma vida mais tranquila e organizada. 😉
- Razões para você nunca entrar no Cheque Especial
- Atraso na fatura do cartão: veja o quanto você perde com isso
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.