Notícias

Banco Central quer implementar no país transferências instantâneas entre bancos

dinheiro Reais
Redação Tecnograna

Atualmente, se você quiser transferir dinheiro de um banco para outro, terá que usar TED ou DOC, que só podem ser realizados em horário comercial.

👉 Transferência por DOC ou TED em 2019, qual usar?

Caso você se lembre que precisa pagar uma conta de última hora e queira transferir dinheiro depois das 17h ou durante o final de semana, não conseguirá e vai ter que pagar juros pelo atraso.

Não dá raiva os bancos não deixarem você usar o SEU dinheiro a hora que bem quiser?

johntravolta Banco Central quer implementar no país transferências instantâneas entre bancos

Mas esta burocracia (que vem de décadas) está prestes a acabar. O Banco Central (BACEN) está estruturando um sistema de pagamentos instantâneos que permitirá que você transfira o seu dinheiro para a conta de qualquer outro banco ou instituição financeira em alguns segundos e funcionarão por 24h todos os dias da semana.


Parece bom demais para ser verdade, né?

Como será um sistema centralizado, todos os bancos e fintechs poderão tirar proveito dele. E o beneficiado maior será o próprio consumidor, pois a tendência é que haja menos taxas e maiores possibilidades.

Por exemplo: um comércio poderá aceitar pagamentos por QR Code direto na sua conta bancária, e o dinheiro cairá na hora, sem burocracia. Isto é algo bastante difundido na China e no Brasil ainda engatinha com alguns aplicativos de pagamentos. Mas com um sistema único que centraliza tudo, o processo irá se popularizar rapidamente.

Outro benefício será a possibilidade de transferir dinheiro para outras pessoas, sem precisar saber de número de conta ou CPF; bastará usar o código, independente do banco. Hoje, as fintechs usam soluções alternativas para facilitar o processo.

Ainda não há previsão de quando o sistema estará pronto para o uso em grande escala, mas o BACEN afirma que o desenvolvimento está avançando.

Será que já teremos algo ativo ainda em 2019?

Fonte: BACEN
Imagem: Marcello Casal/Agencia Brasil

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário