Notícias

Em breve, motoristas poderão usar cartões de crédito contactless nos pedágios

Redação Tecnograna

Para quem usa constantemente pedágios em estradas, existem soluções que aceleram a passagem e permitem evitar ficar preso em filas. É o caso se tags como o Sem Parar ou o ótimo C6 Taggy.

Mas este processo de pagamento promete melhorar ainda mais, com a futura implementação de validação por cartão de crédito, usando tecnologia de aproximação. Pelo menos é o que a Visa vem trabalhando.


Quem revelou este plano foi Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil. Ele declarou que a empresa está pretendendo implementar a tecnologia de pagamentos por NFC também nos pedágios.

Para nós, o grande divisor de água foi o uso da tecnologia no transporte público. Agora estamos trabalhando o serviço de pedágio.”

No ano passado, o metrô do Rio de Janeiro passou a aceitar pagamentos através de tecnologia contactless, usando o NFC de smartphones e de cartões físicos compatíveis. Na capital de São Paulo também aconteceu um projeto piloto com 200 ônibus de 12 linhas da cidade.

Com isso, os passageiros não precisam comprar ou recarregar um bilhete específico do metrô. Basta ir a um dos validadores e aproximar o cartão de crédito ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC e a cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura.

Atualmente, grande parte dos novos cartões de crédito já vêm com esta tecnologia incorporada, bastando aproximar o cartão da maquininha, ao invés de introduzi-lo.

Leia também:
➡️ Pagamentos por aproximação: como você também pode usar esta praticidade

Fonte: Tele.Sintese

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário