Disseram para você que os bancos digitais vieram para ficar e que você pode fazer TUDO o que faz em um banco tradicional. Infelizmente isso não vale se você tiver um carro e precisar pagar o IPVA dele sem sair de casa.
Em pleno 2020, alguns estados limitam o pagamento online do imposto a apenas alguns bancos conveniados, e nenhum deles é digital.
Em determinados estados, como São Paulo, o DETRAN não emite boleto de pagamento para IPVA e taxas veiculares. Você é obrigado a ter conta em um dos bancos conveniados, ou então sair de casa e enfrentar fila em uma lotérica. Bem moderno.
Os bancos e contas digitais cresceram bastante em 2019, com dezenas de opções para quem não quer ficar pagando altas taxas nos bancos tradicionais. Inclusive o Banco Central tem dado muito apoio para que cada vez mais pessoas desbancarizadas tenham acesso a uma conta de pagamento. Mas apesar deste esforço, alguns estados do país continuam presos ao passado e impondo burocracias aos seus cidadãos.
Então, se você foi um dos que já abandonou os bancões, confira se seu estado permite a geração de boleto do IPVA para ser pago em qualquer aplicativo de pagamento. Caso contrário, boa sorte em enfrentar filas para pagar imposto, como seu vô fazia.
E torça para no ano que vem isso já ter mudado…