A manhã desta segunda-feira (17), diversos clientes do Banco Inter levaram um grande susto ao tentar acessar suas contas correntes. Em centenas de casos, o saldo ou estava zerado, ou no negativo, de forma irregular.
O banco admitiu ter sofrido uma falha no sistema e suspendeu temporariamente o acesso à conta de diversos clientes, por medida de segurança.
A instabilidade começou durante o final de semana. Alguns correntistas reclamaram nas redes sociais que suas contas estavam com saldo errado. Algumas inclusive no negativo.
aô @Bancointer , sumiu dinheiro da minha conta
— 🤡👍 juan lopes 👍🤡 (@ManoJu4n) June 17, 2019
@Bancointer Verifiquei meu extrato hoje e diferente do que tinha de saldo na conta na sexta, meu dinheiro sumiu!!!! Verificando o extrato pelo PC aparece que eu estava negativo!!!! Como assim!?
— Fabio Aquino Cortez (@aquinocortez) June 17, 2019
@Bancointer bom dia, estou com valor a menos na minha conta. Isso é muito sério! Acabei de ser informado que o problema é em várias contas e pode levar até 48 horas para normalizar. Preocupa demais o dinheiro do correntista não estar disponível quando ele precisa.
— 🇧🇷🇧🇷Henrique Almeida🇧🇷🇧🇷 (@MeuEternoAmor81) June 17, 2019
No início da tarde, o banco informou que a situação havia se normalizado, com os saldos e acessos regularizados. Em nota, eles afirmaram que “o fato não apresentou prejuízos financeiros para nenhum correntista“, sem dar explicação para a causa da tal “instabilidade“.
Passado comprometedor
A apreensão dos clientes não é à toa. No ano passado, o banco Inter sofreu uma invasão e permitiu o vazamento de dados pessoais de quase 20 mil correntistas (nome completo, CPF, endereço físico e eletrônico, número de telefone). Até hoje o banco nega o fato, mesmo que os arquivos com os dados tenham sido disponibilizados na internet. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) multou a instituição em 1 milhão e 500 mi reais.
Este histórico de negar vazamentos que comprovadamente aconteceram faz com que muitos clientes fiquem inseguros quanto à segurança de seu dinheiro no Banco Inter. A falta de transparência em casos como estes não é algo nada bom para uma instituição financeira. E isso é péssimo inclusive para a imagem dos bancos digitais.
Via: Exame