Atualmente, se você quiser transferir dinheiro de um banco para outro, terá que usar TED ou DOC, que só podem ser realizados em horário comercial.
👉 Transferência por DOC ou TED em 2019, qual usar?
Caso você se lembre que precisa pagar uma conta de última hora e queira transferir dinheiro depois das 17h ou durante o final de semana, não conseguirá e vai ter que pagar juros pelo atraso.
Não dá raiva os bancos não deixam você usar o SEU dinheiro a hora que bem quiser?
Mas esta burocracia (que vem de décadas) está prestes a acabar.
O Banco Central (BACEN) está estruturando um sistema de pagamentos instantâneos que permitirá que você transfira o seu dinheiro para a conta de qualquer outro banco ou instituição financeira em alguns segundos e funcionarão por 24h todos os dias da semana.
Parece bom demais para ser verdade, né?
Como será um sistema centralizado, todos os bancos e fintechs poderão tirar proveito dele. E o beneficiado maior será o próprio consumidor, pois a tendência é que haja menos taxas e maiores possibilidades.
Por exemplo: um comércio poderá aceitar pagamentos por QR Code direto na sua conta bancária, e o dinheiro cairá na hora, sem burocracia. Isto é algo bastante difundido na China e no Brasil ainda engatinha com alguns aplicativos de pagamentos. Mas com um sistema único que centraliza tudo, o processo irá se popularizar rapidamente.
Outro benefício será a possibilidade de transferir dinheiro para outras pessoas, sem precisar saber de número de conta ou CPF; bastará usar o código, independente do banco. Hoje, as fintechs usam soluções alternativas para facilitar o processo.
Ainda não há previsão de quando o sistema estará pronto para o uso em grande escala, mas o BACEN afirma que o desenvolvimento está avançando.
Será que já teremos algo ativo ainda em 2019?
Fonte: BACEN
Imagem: Marcello Casal/Agencia Brasil
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.