O Banco Central (BACEN) está preparando um sistema de pagamentos instantâneos no Brasil, que deverá ser colocado em prática em novembro deste ano.
Leia também: ➡️ Pagamentos instantâneos: entenda agora o que são e como funcionarão |
Mas até então ainda não se sabia quem adotaria e se existiria uma obrigatoriedade das instituições financeiras.
Nesta terça (18), uma circular do BACEN foi editada especificando quem será obrigado a oferecer o serviço aos seus clientes.
A exigência considera as contas de depósito à vista, as contas de depósito de poupança e as contas de pagamento pré-pagas das instituições financeiras. A circular também determina que as instituições ofereçam aos clientes todas as funcionalidades de iniciação e de recebimentos de pagamentos do novo instrumento.”
Com isso, os grandes bancos não poderão evitar de oferecer o novo sistema de pagamentos. O CEO do Nubank já declarou que a fintech está trabalhando junto ao BACEN para participar do Pix assim que for lançado.
Leia também: ➡️ Pix: assim se chamará o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central |
Isso promete revolucionar a forma como realizamos pagamentos, que poderão ser feitos a qualquer horário do dia, inclusive em feriados.
Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.