Notícias

A partir de março, dólar no cartão de crédito terá cotação do dia da compra

Redação Tecnograna

Em compras internacionais em outras moedas feitas com cartão de crédito, o cliente sempre pagou a cotação calculada no dia de vencimento da fatura, o que causa uma tremenda insegurança principalmente em tempos de dólar flutuante.

O ruim disso é que se o dólar disparar logo depois que você usou o cartão, com certeza pode pagar bem mais do que tinha planejado. E não tem como fazer um bom planejamento financeiro assim.

Em 2018, o Banco Central (BACEN) estabeleceu uma norma para definir a cobrança do câmbio em compras internacionais feitas com o cartão. Os bancos tiveram todo este tempo para se adaptar e a partir de 1º março de 2020, todos terão que cumprir a nova regra.

As compras feitas em moeda estrangeira com cartão de crédito chegarão na fatura, obrigatoriamente, com o valor da cotação do dia em que foram realizadas.


A notícia é ótima para quem compra muito em sites estrangeiros ou viaja constantemente para outro país.

Os bancos serão obrigados a dizer ao cliente, quando ele está viajando e faz uma compra, quanto ele gastou em reais naquele momento. Poucas instituições financeiras fazem isso, e a maioria tem dificuldade.” 

Para a fixação do valor em reais na data do gasto, a fatura terá que apresentar a identificação da moeda, a discriminação de cada gasto na moeda em que foi realizado e o seu valor equivalente em reais. A fatura também precisará incluir data, valor equivalente em dólares e a taxa de conversão do dólar para o real.

Leia também:
➡️ Quais as taxas que você paga quando faz compras no exterior pelo cartão de crédito?

Apesar da resolução ser de 2018, a adoção era opcional até então e acabou não sendo muito adotada. Apenas alguns bancos se anteciparam e desde o ano passado oferecem este benefício, como é o caso do Nubank.

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário