Notícias

Juros do cartão e do cheque especial sobem em junho

Homem fazendo cálculos calculadora mesa com papeis
Redação Tecnograna

Apesar de estar aumentando o interesse das pessoas em se educar financeiramente e evitar as armadilhas que levam embora o seu dinheiro, muita gente ainda comete o erro de atrasar o pagamento da fatura do cartão ou entrar no cheque especial, que são os empréstimos de maiores juros no mercado.

E quem pensa que taxa Selic baixa faz com que esta situação se amenize, se engana: em junho, a média de juros do cartão de crédito e do cheque especial aumentou, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).







O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) manteve em junho a taxa Selic em 6,5% ao ano, e muitos acreditam que ela possa cair nos próximos meses. Mas mesmo sendo considerada a taxa básica do mercado, os bancos não parecem se importar com ela.

Os juros cobrados de quem atrasa ou parcela a fatura do cartão subiram de 11,41% para 11,49% ao mês. Em um ano, isso acumula em 268,83%, que é em quanto aumentaria a sua dívida, caso ficasse 12 meses sem pagar.

Já o Cheque Especial mostrou taxa média de 11,79% ao mês, maior que em maio. Confira a lista com as taxas médias nos bancos, comércio e financeiras:

  • Cartão de crédito: 268,83% ao ano (11,49% ao mês)
  • Cheque especial: 280,92% ao ano (11,79% ao mês)
  • Comércio: 79,59% ao ano (5% ao mês)
  • Empréstimo pessoal nos bancos: 53,58% ao ano (3,64% ao mês)
  • Empréstimo pessoal em financeiras: 118% ao ano (6,71% ao mês)

Lembrando que cada instituição cobra um valor diferente, dependendo do perfil financeiro do cliente. O resultado do estudo é apenas uma média entre todos eles.

É por isso que aqui no Tecnograna insistimos muito para você nunca entrar no cheque especial, e nem atrasar a fatura do cartão. Essas são as maneiras mais rápidas de perder dinheiro, e geralmente são resultado de uma vida financeira desregrada e fora do controle.

Por isso temos a missão de ajudar você a se organizar e ter uma vida mais tranquila e organizada. 😉

via: UOL

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário