Notícias

NuConta passa a oferecer investimento em RDB com proteção do FGC

Redação Tecnograna

Em março, a Nu Financeira (que é diferente da Nu Pagamentos) obteve sua inscrição no Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que fez muitos se questionarem na época se a NuConta passaria a ter proteção do órgão. Na ocasião, nós entramos em contato com o Nubank e eles nos esclareceram que o FGC seria para os investimentos que a instituição ofereceria a seus clientes.

Pois o primeiro deles está virando realidade: a NuConta anunciou que passará a oferecer um novo tipo de investimento, diferente daquele que já faz render o saldo parado na conta.


O Nubank sempre disse que a proteção do FGC não era necessária para o dinheiro depositado lá, porque toda a quantia era investida em títulos públicos (que tem a garantia do próprio governo). E isso é verdade, seu dinheiro está seguro lá.

Agora, o cliente poderá optar onde quer que o seu dinheiro fique rendendo no momento do depósito: nos títulos públicos ou no novo RDB (Recibo de Depósito Bancário). Ele é um primo do CDB (Certificado de Depósito Bancário) e ambos são na verdade empréstimos que você faz para a instituição financeira, que lhe devolve juros quando você pega a grana de volta.

O RDB do Nubank rende também 100% do CDI, ou seja, não há absolutamente nenhuma diferença se você optar por colocar seu dinheiro da NuConta em títulos públicos ou no RDB em termos de rendimentos. O único detalhe é que o RDB é coberto pelo FGC, enquanto que o do título público é garantido pelo Banco Central (ou seja, se a União tiver mal das pernas, eles imprimem mais dinheiro para lhe pagar).

Vale a pena tirar o meu dinheiro que está parado na NuConta para passar para o RDB?

Não.
Porque no momento que você tirar dos títulos públicos, terá que pagar imposto de renda, conforme já explicamos aqui. Aí não vale a pena se for para reinvestir. Como o rendimento é exatamente igual, não há razão nenhuma para você mexer no seu dinheiro da NuConta. Você deve pensar no RDB apenas para os depósitos novos.

Se dá no mesmo, então qual a vantagem?

O rendimento para o cliente é o mesmo, mas para o Nubank faz toda a diferença. Ao contrário do dinheiro que você dá para a Nu Pagamentos (em que eles são obrigados a aplicar em títulos públicos, conforme explicamos aqui), a grana que você empresta para a Nu Financeira (através do RDB) pode ser usado pela empresa para fazer empréstimos a outros clientes.

Então é uma forma do Nubank ganhar dinheiro e se sustentar, enquanto que você continua ganhando exatamente a mesma coisa que sempre ganhou. Para quem é fã do Nubank e quer que a empresa cresça, ao deixar o dinheiro no RDB estará contribuindo para isso.

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário