Notícias

Quem deixou dinheiro na Poupança em 2019, perdeu grana

Redação Tecnograna

A Caderneta de Poupança é uma ideia sensacional: um lugar em que você deixa seu dinheiro separadinho e ele cresce, rendendo todos os meses, sem você precisar fazer nada. Não é fantástico?

Mas quem pensa que ela é a melhor coisa a se fazer com dinheiro parado, deveria repensar alguns conceitos.

Em 2019, o rendimento da Poupança perdeu para a inflação. Isto significa que no final de dezembro, seu dinheiro valia menos do que o que você depositou no início do ano.

perdeu_dinheiro Quem deixou dinheiro na Poupança em 2019, perdeu grana


Diretamente ligada à taxa SELIC, o rendimento da Poupança sofre cada vez que a taxa básica da economia baixa.

Com isso, a Poupança rendeu em 2019 cerca de 3,96%, enquanto a inflação no mesmo período foi de 4,31%. E em 2020 a coisa tende a piorar, prevendo-se um rendimento de 3,15% ao ano. Isso se a SELIC não cair ainda mais.

Ainda a mais popular

Apesar de ser um dos piores investimentos disponíveis, a Poupança ainda é a maneira de guardar dinheiro preferida entre os brasileiros.

rs_500x224-160823093727-espanto Quem deixou dinheiro na Poupança em 2019, perdeu grana

Mas por que tanta gente ainda prefere a Poupança, ela sendo tão ruim e havendo diversas opções melhores?

Estamos em uma fase de transição. Apesar de aumentar o número de bancos digitais e opções de render o dinheiro, grande parte dos usuários ainda não confia totalmente nestas novas fintechs, preferindo os clássicos bancos tradicionais.

O brasileiro se acostumou a ser mal tratado por empresas no país. Então, quando aparece alguma que oferece muitos benefícios, ele desconfia.

Mas é bem provável que isso seja uma questão de tempo até a mentalidade mudar e os bancos digitais serem mais aceitos. Hoje temos diversas opções sendo lançadas constantemente, mas a tendência é algumas se estabelecerem e outras não sobreviverem ao mercado. E aí, as que restarem ganharão a confiança do cliente.

Alternativas melhores

Se você tem muito dinheiro para guardar, o ideal é investir na chamada Renda Fixa, que tem risco muito baixo e rende bem mais que a poupança.

Nos bancos digitais, como Inter e C6, você tem à disposição uma vasta lista de opções em CDB e LCI que fazem seu dinheiro crescer mais que a inflação, sem risco de você perder (como seria na renda variável).

Você pode também abrir uma conta em uma corretora, que não cobre taxas mensais. Easynvest, ModalMais, XP e Rico são algumas delas.

Em uma corretora, você também pode procurar se informar sobre o Tesouro Direto, em que você empresta dinheiro para o governo e ele te devolve depois de um tempo com juros e correção. É seguro e rende mais que a poupança.

Nós aqui não damos sugestões específicas de investimentos, então o ideal é você procurar um profissional gabaritado para lhe orientar quanto a isso.

04d201a88f56703827994374db89c71d Quem deixou dinheiro na Poupança em 2019, perdeu grana

Caso você tenha menos dinheiro para guardar, ou está recém iniciando sua reserva de emergência, então pode usar fintechs e aplicativos para fazer sua grana render enquanto estiver parada.

Por exemplo, dinheiro depositado e parado em aplicativos como PicPay, MercadoPago e PagBank, rendem todos os dias um pouquinho. A hora que você precisar dele, é só sacar, mas quanto mais deixar, melhor, porque os impostos são regressivos.

Leia também:
➡️ Tabela regressiva do Imposto de Renda (IR) para investimentos

A NuConta é outra que faz seu dinheiro render a taxa SELIC se deixar ele parado na conta. Eles oferecem até uma função de guardar dinheiro para você separar o que é para deixar lá e a grana que você usa do dia a dia.

Há diversas opções bem melhores que a poupança. Pesquise a que mais se encaixa no seu perfil e pare de ficar perdendo dinheiro!

Quer ficar atualizado com a melhor informação sobre finanças digitais? Então siga o Tecnograna também no Twitter e no Facebook.

Leia também:
➡️ Como abrir uma conta no PicPay e ganhar R$ 10

Sobre o autor

Redação Tecnograna

Redação Tecnograna

Trabalhamos diariamente para trazer a melhor informação para ajudar você a ter vantagens financeiras com aplicativos e ferramentas digitais.

Deixe um comentário